O brasileiro costuma deixar tudo para a última hora e se apertar com preços elevados conforme se aproxima uma determinada data. A Páscoa deste ano cai só no dia 4 de abril e o consumidor pode adiantar as compras para evitar a correria na hora de comprar os ovos de chocolate. Entretanto, desta vez, deixar a compra para a última hora pode sair mais em conta para o consumidor porque nem todas as redes já estão vendendo o produto.
O Walmart, por exemplo, informou ao R7 que começou a oferecer algumas marcas já na quarta-feira (17). As lojas do Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Compre Bem e Sendas também já disponibilizam ovos de chocolate ao consumidor, mas, no geral, os supermercados colocaram o chocolate à venda em grandes quantidades na sexta-feira (19). O Procon-SP recomenda que o consumidor espere mais para adquirir chocolates porque “haverá maior concorrência entre as grandes redes”.
De acordo com Valéria Rodrigues Garcia, diretora de estudos e pesquisa do Procon-SP, é prejudicial ao consumidor antecipar a compra de ovos de Páscoa porque nem todas os supermercados já estão vendendo o produto.
Nesta semana, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) estimou que os ovos ficarão 5% mais caros em 2010. Por isso, Valéria recomenda que o brasileiro espere até março para adquirir os ovos e ainda indica alguns cuidados com o peso e os brinquedos.
– As pessoas confundem muito a numeração. Não adianta comparar o número entre marcas diferentes. O consumidor tem que se atentar à gramatura, ao peso dos ovos. Na embalagem, ele deve verificar se não há danos e checar a data de validade para ver se vai consumir dentro do prazo. Em relação aos brinquedos, a pessoa tem que ver faixa etária indicada e encontrar o selo do Inmetro O consumidor também deve fazer a tradicional pesquisa de preços, mas sem gastar tempo e dinheiro com grandes deslocamentos. Valéria afirma que esses levantamentos de preço podem ser feitos “pela internet, pelos folhetos de supermercados ou nas propagandas da TV”.
– A ideia é que o consumidor tenha um preço médio [uma base de preço] para não pagar muito mais caro pelo produto.
Mais desconto
O consumidor que deixar para comprar chocolate depois da Páscoa terá descontos ainda maiores. A diretora de estudos e pesquisa do Procon-SP indica que o brasileiro aguarde a data passar caso não se preocupe com o tamanho e a marca dos ovos.
– Para quem não faz questão [da marca e do tamanho], o preço será melhor. O consumidor corre o risco de não encontrar alguns modelos. Há ainda os ovos amassados ou quebrados. Os supermercados podem vendê-los, mas o consumidor tem que observar se a embalagem está danificada e também reivindicar preços mais em conta.