Procedimento provoca refluxo ácido para eliminar células cancerosas

Data:

Compartilhar:

Cientistas da University of Central Florida, nos EUA, descobriram uma maneira de eliminar tumores causando refluxo ácido nas células cancerosas.

A abordagem utiliza uma molécula geradora de ácido ativada pela luz para tornar as células mais ácidas quando expostas a comprimentos de onda específicos de luz, o que, por sua vez mata as células doentes, mas deixa as células saudáveis intactas.

Segundo os pesquisadores, a técnica funciona de forma semelhante à maneira como os alimentos gordurosos causam refluxo em algumas pessoas.

O método é uma forma simples de contornar um problema que tem frustrado os pesquisadores por muito tempo. Para a terapia fotodinâmica funcionar, as células cancerosas carregadas com fotossensibilizadores precisam de oxigênio para desencadear a reação fatal. No entanto, pela sua própria natureza, a maioria das células cancerosas não tem oxigênio.

Em vez de se concentrar no oxigênio, Kevin Belfield e seus colegas encontraram outra maneira de envenenar as células ruins, além de proteger as saudáveis. “É a primeira vez que encontramos uma forma de contornar o problema de oxigênio. Este trabalho é realmente inovador. Deve finalmente proporcionar um meio terapêutico para o tratamento de certos tipos de cânceres, com efeitos colaterais mínimos”, afirma Belfield.

Os pesquisadores utilizaram células de carcinoma colorretal para o estudo. Mais pesquisas são necessárias para determinar que não há efeitos colaterais em seres humanos e que a técnica funcionará em uma variedade de cânceres, mas Belfield é otimista. “A previsão de comercialização é difícil na melhor das hipóteses. Mas estamos bem situados para seguir em frente”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas