O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) faz sua festa anual nesta segunda-feira (20, no teatro do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro, a partir das 18h30, com a premiação dos melhores atletas do ano e a eleição dos destaques nas categorias feminina e masculina. Concorrem Fabia Mures (atletismo), Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas) e a dupla Juliana/Larissa (vôlei de praia), Leandro Guilheiro (judô), Murilo Endres (vôlei) e Cesar Cielo (natação).
A cerimônia contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado pelo COB pelo que fez pelo esporte em seu governo, segundo nota oficial do Comitê.
O Prêmio Brasil Olímpico, que elege os melhores em cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas, trouxe uma inovação este ano. Além de atletas individuais, passaram a concorrer equipes, times, duplas, trincas e quadras.
Para Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, o objetivo é “ampliar o leque de reconhecimentos e homenagens”.
– O esporte é dinâmico, e assim deve ser o Prêmio Brasil Olímpico.
A eleição final dos melhores do ano terá peso de 50% entre o voto popular (pela internet) e o voto de um júri composto por jornalistas e personalidades do esporte.
Élson Miranda, técnico de Fabiana Murer, receberá o troféu de melhor técnico individual. Bernardo Rezende, tricampeão mundial com a seleção masculina de vôlei, foi eleito o melhor técnico coletivo.
Por indicação do Comitê Paraolímpico Brasileiro receberão o troféu de melhor atleta do ano os nadadores Edênia Garcia e Daniel Dias. O melhor técnico paraolímpico foi Romolo Lazaretti, do ciclismo.
O COB premiará ainda o ex-pugilista Eder Jofre, que receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, e os melhores atletas escolares e universitários de 2010.