GD
A presidente do Chile Michelle Bachelet desembarcou na manhã desta sexta-feira (13.06) em Cuiabá para acompanhar a partida da seleção chilena contra a Austrália pela primeira fase da Copa do Mundo. A autoridade chilena foi recepcionada no aeroporto pelo governador Silval Barbosa e prefeitos Mauro Mendes, de Cuiabá e Wallace Guimarães, de Várzea Grande.
As autoridades chegaram ao Palácio Paiaguás e foram direto para o almoço preparado para ocasião. Michelle destacou a onda vermelha que se formou em Cuiabá e declarou estar muito contente por estar participando da festa do futebol. Sobre o jogo de logo mas na Arena Pantanal, ela arriscou um palpite, “gostaria que fosse 3×0”.
A presidente também ressaltou que iniciou as conversas para estreitar as relações comerciais com Mato Grosso para discutir pontos estratégicos. Ela esteve acompanhada de seis crianças chilenas que foram vítimas de duas tragédias que assolaram o país no mês de abril deste ano: o incêndio de Valparaíso, que destruiu mais de 3 mil casas e deixou entre 12 e 15 mil desabrigados e o terremoto que atingiu o norte do país afetando aproximadamente 8 mil pessoas.
Silval Barbosa falou sobre a importância da Copa para Cuiabá. ” É a segunda vez que recebemos um chefe de Estado em Mato Grosso, o primeiro foi o Papa. Já tivemos um primeiro contato para firmar uma parceria comercial, uma reunião de negócios já está encaminhada”. Sobre estas relações o governador destacou que o Chile é um consumidor em potencial dos produtos oferecidos por Mato Grosso, especialmente a soja, milho, gado e frango e que o Estado, por sua vez, tem a possibilidade de importar vinho, bacalhau e salmão. “Além das relações comerciais que já existem temos que discutir outras questões como a possibilidade de uma estrada que facilita o acesso aos portos do país”.
O governador também afirmou que até o momento está muito satisfeito com o andamento de Cuiabá como cidade-sede “Lógico que como estamos a frente do executivo do Estado a tensão é grande. Não é porque a Arena está sobre responsabilidade da Fifa que nós podemos relaxar. Temos que cuidar por exemplo da segurança e bem estar do mato-grossense e turistas”. O governador tambem citou a importância da prsidente chilena estar acompanhada de empresários importantes, como os presidentes da coca-cola e da gerdal. Perguntado sobre o resultado de hoje ele foi diplomático “Fez gol eu vibro. Estou feliz mesmo é com o resultado do Brasil ontem, foi um susto mas conseguimos a vitoria e os três pontos”.
Secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, disse que a Copa trouxe para Cuiabá um vôo diario entre Cuiabá e Bolivia que ele espera que após o Mundial continue operando três vezes por semana. Também foi confirmado a chegada de oito voos internacionais vindos da Colombia, Chile e Bolivia. “A Copa nos dá possibilidade de receber chefes do Estado e proporciona relações de negócio e aumento na economia do Estado”.
O primeiro destino da governante chilena foi Brasília, onde participou de um encontro com a presidente Dilma Rousseff na manhã de quinta-feira (12.06), no Palácio do Planalto. Da Capital Federal as autoridades seguiram para São Paulo onde prestigiaram a abertura do Mundial. Michelle Bachelet deixa Cuiabá hoje à noite.