O prefeito Noboru Tomiyoshi conduziu nesta terça-feira (22.01) a primeira reunião após a sua reeleição para presidente no biênio 2019/2020 do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Matogrossense. O prefeito de Marcelândia, Arnóbio Vieira de Andrade, é o vice-presidente. Jose Lair Zamoner (Zeca), prefeito de Nova Guarita, assume o cargo de secretário.
Participaram do encontro na Prefeitura de Colíder o prefeito Zeca, os secretários municipais de Saúde Rafael Bosco, de Colíder, e Luiz Fernandes Pereira da Silva, de Nova Santa Helena, e representantes de Itaúba, Marcelândia e Nova Canaã do Norte.
Noboru apresentou a prestação de contas de 2018 da entidade. “Fizemos essa reunião para a aprovação dessa prestação de contas e assumir o novo mandado para poder dar celeridade às ações do consórcio e atender as populações dos seis municípios que compõem a entidade”.
O prefeito destaca que o consórcio irá reforçar o investimento na compra de medicamentos, exames e serviços. Também pretende comprar um novo ônibus para melhorar a qualidade do transporte semanal de pacientes que necessitam de atendimento em Cuiabá.
Noboru lembra que o Consórcio Intermunicipal garante atendimento de saúde justo e de qualidade aos quase 100 mil habitantes que residem nos seis municípios que integram a entidade. Somente em 2018 foram realizados quase 20 mil atendimentos.
“É essa união das prefeituras que permite que nós consigamos comprar melhor os produtos e viabilizar esses serviços de uma forma igualitária aos moradores dos municípios menores”, avalia o prefeito de Colíder.
FINANÇAS DO CONSÓRCIO
Noboru Tomiyoshi informa que a saúde financeira do Consórcio Intermunicipal de Saúde está em ordem e que há recursos em caixa. “Isso dá tranquilidade para trabalhar. O serviço que a gente presta está todo licitado, o contratado já foi aditivado e está à disposição”.
O prefeito avalia que o Consórcio Intermunicipal é um instrumento importante disponível para os prefeitos. “Tenho certeza que contribui muito para atender as demandas da saúde e atender a população dos seis municípios da região de Colíder”, afirma. (SO)
Veja as Fotos