Portugal vence de virada com 3 gols de CR7 e lidera grupo nas Eliminatórias

Data:

Compartilhar:

Belfast, 6 set (EFE).- Com três gols de Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal venceu nesta sexta-feira a da Irlanda do Norte por 4 a 2, de virada, e assumiu a liderança provisória do grupo F das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014.

Belfast, 6 set (EFE).- Com três gols de Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal venceu nesta sexta-feira a da Irlanda do Norte por 4 a 2, de virada, e assumiu a liderança provisória do grupo F das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014.

Grande protagonista do último jogo disputado no lendário estádio Windsor Park, em Belfast, que será demolido, CR7 vinha tendo atuação discreta até a metade do segundo tempo, quando os portugueses perdiam por 2 a 1 e se viam longe da Rússia na tabela da chave.

Afinal, hoje mais cedo, os russos haviam goleado Luxemburgo por 4 a 1 e chegado a 15 pontos em sete jogos, enquanto Portugal, àquela altura, se via com 14 no mesmo número de partidas. Cabe ressaltar que apenas o vencedor do grupo garante vaga direta na Copa, enquanto o segundo colocado terá que encarar o desafio da repescagem – o que no caso dos portugueses já aconteceu nas Eliminatórias para os Mundiais de 2006 e 2010.

Além deste cenário na disputa pela classificação, Portugal tinha sofrido hoje uma virada no marcador. Bruno Alves abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, mas Gareth McAuley, aos 36, e Jamie Ward, aos sete do segundo, deixaram os donos da casa em vantagem. E com a expulsão de Hélder Postiga antes do intervalo, aos 43, os portugueses haviam ficado com um jogador a menos.

Foi então que, aos 23 da etapa final, o ‘gajo’ começou a mudar o panorama do jogo: após cobrança de escanteio, ele testou para o fundo da rede e igualou o placar. Aos 32, também de cabeça, o atacante do Real Madrid voltou a deixar sua seleção na frente, para incredulidade da torcida anfitriã, que esperava se despedir do Windsor Park com uma vitória.

Com esse gol, Cristiano Ronaldo se igualou a Eusébio como o segundo maior artilheiro da história da seleção portuguesa. Porém, aos 38, ele assumiu essa posição de forma isolada em uma de suas especialidades, a cobrança de falta – se bem que com ajuda de um desvio que enganou o goleiro Roy Carroll. CR7 soma agora 42 gols em 106 jogos por Portugal, apenas cinco atrás de Pauleta.

A vitória deixou os portugueses com 17 pontos em oito partidas no grupo F das Eliminatórias Europeias, contra 15 da Rússia (sete jogos) e 11 de Israel (seis jogos), as outras duas seleções que ainda têm chance de garantir ao menos um lugar na repescagem.

Amanhã, os israelenses recebem o Azerbaijão no fechamento da nona rodada, e na próxima terça, em São Petersburgo, terão um duelo decisivo contra os russos. Já Portugal só volta a campo pela fase classificatória para a Copa de 2014 no dia 10 de outubro, em casa e também contra Israel.

Ficha técnica:.

Irlanda do Norte: Carroll; Hodson, Ferguson (Baird), McAuley e Evans; McGinn (Lafferty), Steven Davis, Brunt e Norwood; Paterson e Ward (Evans). Técnico: Michael O’Neill.

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles (Nani) e Vieirinha (Nelson Oliveira); Cristiano Ronaldo (Ruben Amorim) e Helder Postiga. Técnico: Paulo Bento.

Árbitro: Danny Makkelie (Holanda), auxiliado por seus compatriotas Dave Goossens e Bas Van Dongen.

Cartões amarelos: Davis, Carroll, Brunt e Norwood (Irlanda do Norte); Pepe, Cristiano Ronaldo e Fabio Coentrão (Portugal).

Cartões vermelhos: Helder Postiga (Portugal) e Chris Brunt e Kyle Lafferty (Irlanda do Norte).

Estádio: Windsor Park, em Belfast.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas