Por maioria dos votos, deputados adiam oitiva de Riva

Data:

Compartilhar:

Por três votos a um, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das obras da Copa do Mundo de 2014 adiou a oitiva do ex-deputado estadual José Riva (PSD), que deveria ter ocorrido hoje pela manhã. Uma nova data ainda precisa ser agendada.

Segundo o presidente do grupo de investigação, o deputado Oscar Bezerra (PSB), a tendência é que o depoimento do pessedista ocorra somente no final das apurações, a exemplo do que já está previsto para o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães.

Oscar foi o único deputado membro da CPI a votar contra a solicitação da defesa de Riva pelo adiamento da CPI. Para o socialista, o ex-presidente da Assembleia Legislativa agiu como lobista quando da substituição do Bus Rapid Transit (BRT) pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

“O Riva é o grande agente lobista do VLT e o José Dirceu foi preso por ser o lobista do Mensalão. Agora nós temos que investigar os motivos desse interesse por essa troca de modais”, pontua.

A defesa de Riva apresentou duas solicitações para que o ex-deputado fosse liberado da oitiva de hoje. A primeira, que tinha como argumento o fato de também estar prevista para hoje uma das audiências de instrução do processo criminal a que ele responde, foi rejeitada em decisão monocrática proferida por Oscar.

O presidente da CPI disse não ter visto sustentação jurídica no pedido, uma vez que o juízo da Sétima Vara Criminal de Cuiabá já havia dispensado Riva de acompanhar os depoimentos das testemunhas e reagendado o depoimento dele para o final de junho.

O segundo pedido da defesa, no entanto, argumentou que os advogados do ex-deputado não poderiam acompanhá-lo na CPI por conta da audiência de instrução no Judiciário. Diante da possibilidade de toda a CPI ser anulada posteriormente, sob a alegação de cerceamento de defesa, Oscar decidiu colocar a solicitação em votação.

Compareceram à reunião da CPI o relator dos trabalhos, o deputado Mauro Savi (PR), e os membros titular, Wagner Ramos (PR), e suplente, Baiano Filho (PMDB). Eles acompanharam o voto de Savi pelo adiamento da oitiva. Estiveram ausentes os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) e Silvano Amaral (PMDB), titulares da comissão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas