O vereador Everton Pop (PP), que está se movimentando para entrar na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá, se articula para cooptar o apoio de dois vereadores do PMDB, Domingos Sávio e Arnaldo Penha. Ele quer enquadrar os dois e ainda conquistar o apoio do governador Silval Barbosa (PMDB).
Mesmo o PMDB fechado com o projeto de oposição, liderado pelo vereador Júlio Pinheiro (PTB), Pop acredita que Silval possa reverter a situação. "Pedimos uma audiência com o governador e vamos tentar convencê-lo para apoiar nosso projeto, acreditamos que essa é outra eleição", declarou. Ele conta com o apoio de Deucimar Silva (PP), atual presidente que realizou, na semana passada, uma manobra para seu grupo não perder a eleição.
Everton Pop aposta que devido a proximidade do PP com o PMDB, na esfera estadual, cujo candidato à reeleição Silval possui o vice do PP, Chico Daltro, existe a possibilidade de enquadrar os vereadores peemedebistas.
"Não é uma chance a ser descartada. Não é uma questão de entrar só para ganhar", ressaltou.
Pop afirmou que está buscando também o apoio do deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) para ajudá-lo a cooptar votos. "Entendemos que cada eleição tem sua decisão e hoje o desenho seria outro", ao apontar que sua decisão deve sair amanhã, durante sessão que antecede a eleição, remarcada para quarta-feira (1º de setembro).
O parlamentar ainda revelou que entre os nomes do grupo apadrinhado por Deucimar, que tinha Adevair como candidato, seria o com mais facilidades em obter o apoio do vereador Juca do Guaraná (PP), que está na oposição. "Mesmo ainda não existindo candidatura, eu teria mais chances de obter o apoio do vereador Juca. Seria uma questão partidária, como candidato pelo PP ele teria que nos apoiar", apostando na fidelidade partidária.
Ele disse que teria sido escolhido pelo grupo liderado por Deucimar Silva há 30 dias, mas já existia o projeto de Adevair e optou por seguir essa proposta. "Não vou colocar meu nome para satisfazer vontade dos outros. Não era o momento de entrar na disputa e continuo não achando, mas estou conversando com os vereadores", disse Pop.
Na primeira tentativa de eleição, na última semana, Deucimar suspendeu a sessão intempestivamente, ao blefar e inventar uma denuncia de compra de voto entre os vereadores. Deucimar previu a derrota de seu apadrinhado, o vereador Adevair Cabral. O caso foi parar na Delegacia.
"Silval é inteligente"
O candidato de oposição Júlio Pinheiro afirmou que não acredita que o governador Silval Barbosa entre nas articulações da disputa na Câmara.
"Silval é um homem inteligente, está liderando as pesquisas e não iria interferir nessa briga. Se ele fizer isso, com certeza vai ter desgastes e poderá prejudicar sua reeleição", afirmou.
|