Equipes do 1º Pelotão de Força Tática em Itaúba (600 km de Cuiabá) encaminharam à delegacia cinco homens por cirme ambiental, na quarta-feira (27). Uma mulher foi identificada.
Os policiais foram acionados para darem apoio aos agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente devido a uma denúncia de desmatamento ilegal em uma fazenda, localizada no KM 40.
No local, a informação foi confirmada e foram encontradas na mata uma pá carregadeira, um trator e uma motosserra. Dois homens manuseavam os veículos e o corte das árvores. Eles alegaram serem funcionário do proprietário das máquinas. O valor pago seria de acordo com a madeira extraída da área.
Os homens disseram que o chefe estaria em uma caminhonete F250 cinza e teria o hábito de passar no local cedo, mas ainda não teria chegado.
Durante o procedimento, o suspeito apontado passou pelo local e foi parado. Ele estava na companhia de mais dois homens também envolvidos no crime ambiental.
O denunciado confirmou ser dono das máquinas e contou sobre o ‘esquema’ de furto de madeiras na propriedade. Ele apontou uma mulher como dona da fazenda, que receberia R$ 500 por cada caminhão de madeira que sai do local.
Em média, semanalmente, de três a quatro cargas de madeira saíam da fazenda. Homem disse que o destino da madeira é a cidade de Itaúba, uma madeireira localizada próxima do cemitério municipal.
Foto –PMMT