PM coloca 3,5 mil homens nas ruas, em todo o Estado

Data:

Compartilhar:

O público estimado para o carnaval deste ano em Mato Grosso, segundo a Polícia Militar (PM), será de 721.750 mil pessoas. E, para garantir a segurança de todos os foliões, a PM empregará um efetivo de 3.502 homens, equipados com 364 viaturas (motos, carros e ambulâncias). Em todo o Estado, serão 135 pontos festivos, situados em 121 municípios.

O comandante-geral da PM, coronel de Campos Filho, garantiu, durante a solenidade de abertura da operação “Carnaval com Segurança”, realizada hoje (10), na Secretaria Municipal de Cultura, que “não faltará empenho dos militares para assegurar um carnaval tranquilo”.

Ele destacou que, para isso, foram suspensos os direitos de férias e licença para todos os policiais da corporação. Entretanto, salientou o coronel, para que o período carnavalesco seja marcado por momentos felizes, a população terá que fazer seu papel.

“Um carnaval tranquilo depende, fundamentalmente, do comportamento do cidadão. É ele quem faz o carnaval tranquilo, cuidando de sua família, do seu filho, de sua vida”, disse.

Plano de atuação 

Durante o “Carnaval com Segurança”, serão intensificadas as ações policiais. A PM contará com as alas de triagem e barreiras, comboios, revistas e abordagens (pessoa e veículos) e policiamento ostensivo. O coronel Campos Filho salientou que o folião deverá sair de casa com antecedência, caso não queira se atrasar para as festividades.

“Todas as pessoas e veículos serão abordados e revistados nas barreiras e locais de festas. Então, o folião que não quiser chegar atrasado nas festas deverá se programar antes”, alertou.

Saúde

Nos municípios de Santo Antonio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e, também, no bairro CPA, a Polícia Militar disponibilizará, além do policiamento ostensivo, um equipe médica que contará com o apoio do Corpo de Bombeiros que deslocará socorristas para auxiliarem nos eventuais atendimentos que a população necessitar.

Excesso

Para os foliões que excederem nas comemorações, a Polícia Militar disponibilizará espaços policiados, que servirão como local para descanso.

“A ideia é que a pessoa que cometer exageros, principalmente no consumo de bebida alcoólica, tenha um local para se recompor. Isso evitará, por exemplo, que ela pegue a estrada sem condições de dirigir”, explicou o coronel Campos Filho.

Vigilância

Os principais pontos de bailes da Baixada Cuiabana contarão ainda com o sistema de monitoramento eletrônico. Serão instaladas câmeras de segurança nos bairros Porto, CPA, Pedra 90 e Parque Cuiabá. Conforme Campos Filho, o propósito é inibir ainda mais a ação criminosa nos pontos de maior concentração de público.

Bafômetro 

Para coibir o tráfego de pessoas alcoolizadas ao volante, a Polícia Militar fará o uso dos bafômetros, que serão utilizados nas barreiras fixas instaladas nas estradas que ligam Cuiabá aos municípios de Santo Antonio do Leverger, Chapada dos Guimarães, ao Distrito da Guia e também nas barreiras móveis que circularão pelos principais pontos festivos da Baixada Cuiabana.

Com informações da assessoria de imprensa da PM-MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PROPOSITURAS

Notícias relacionadas