A Polícia Federal já prendeu em Mato Grosso 11 pessoas na Operação Saúde deflagrada nesta segunda-feira (16) em 7 Estados para desmantelar uma quadrilha que desviava dinheiro do Governo Federal destinado a compra de medicamentos para famílias carentes.
Ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas Prefeituras Municipais de Araputanga, Mirassol D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Rio Branco, Lambari D'Oeste e Itiquira.
Na lista dos detidos está o diretor do Hospital de Barra do Bugres, Rodrigo Salmazo, e o secretário de finanças do município, Rodrigo Monteiro Almici. Também foram presos pela PF, o coordenador de licitações, José Wilson Pereira Lage, o "Maizena" e Germano Modesto Cagnoni, um dos farmacêuticos responsáveis pela atenção básica.
As investigações foram concentradas em fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha. Um dos alvos da investigação é o relacionamento das prefeituras com a empresa Sulmed do Rio Grande do Sul, uma das distribuidoras de medicamentos aos municípios.
Ao todo, são 64 mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul, atingindo também outros seis Estados que é Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.
Com 11 prisões, Mato Grosso é até o momento o segundo Estado com maior número de prisões da Operação Saúde. De acordo com o delegado responsável, Alexandre Pauli, da Polícia Federal de Passo Fundo (RS), que coordena a operação, dos 64 mandados de prisão, 51 já foram cumpridos.
Já ocorreram 24 prisões no Rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina, 6 no Paraná e 6 no Mato Grosso do Sul. Dentre os presos estão 34 servidores públicos.
Confira o balanço da Operação Saúde conforme relato da Polícia Federal:
Mandados de prisão:
Mato Grosso
Cuiabá: 2; cumpridos
Araputanga: 1 mandado. Aguardando informações
Barra do Garças: 1. Cumprido.
Tangará da Serra: 1. Cumprido
Barra do Bugres: 4. Cumprido
Rio Branco: 1 mandado. Aguardando informações
Mirassol d'Oeste: 2. Cumpridos
Lambari d'Oeste: 1 mandado Aguardando informações
Alto da Boa Vista: 1. Cumprido
São Félix do Araguaia: 2. Um cumprido. Outro no aguardo de informações.
Itiquira: 1. Cumprido.
Rondonópolis: 1 Cumprido.
Vila Bela da Santíssima Trindade: 1. Cumprido.
Pará
Novo Progresso: 2 Um cumprido. Outro no aguardo de informações.
TOTAL: 21
Com informações do site Barra do Bugres news