PF já apreendeu 1,5 tonelada de cocaína em 3 meses

Data:

Compartilhar:

 

A Polícia Federal de Mato Grosso já apreendeu uma tonelada e meia de cocaína, apenas no primeiro trimestre de 2012. O número chama a atenção por ser muito inferior às 2,3 toneladas apreendidas durante a mesma época, em 2011.

O balanço foi divulgado na tarde de quinta-feira (12), na sede da Superintendência da PF, na Avenida do CPA, em Cuiabá.

Os municípios de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) e Rondonópolis (212 km ao Sul) lideram o ranking com as maiores quantidades de apreensão de cocaína: foram 525 kg na cidade que faz fronteira com a Bolívia e 406 kg na cidade-pólo do Sul do Estado.

Do total de cocaína apreendida pela PF, aproximadamente 1,2 tonelada estão armazenadas na sede e nas delegacias de Mato Grosso. O restante, cerca de 300 kg, encontra-se guardado em unidades da PF de outros estados.

O delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Éder Rosa de Magalhães, explicou que, apesar de não terem sido apreendidos em território mato-grossense, os entorpecentes são contabilizados pela unidade local, por serem apreensões ligadas a inquéritos conduzidos pelas delegacias regionais.

Embora a quantidade menor de cocaína apreendida no Estado seja vista como positiva pela instituição, o aumento na quantidade de maconha recolhida revela a necessidade de um combate maior ao tráfico do entorpecente. De 1º de janeiro até 12 de abril, a PF apreendeu 604,8 kg, nas regiões de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.

Durante os três primeiros meses de 2012, a PF também apreendeu, apenas na Grande Cuiabá, 150 comprimidos de ecstasy e 25 “pontos” de LSD.

As drogas deverão ser incineradas durante as atividades da “Semana Anti-Droga”, que ocorre de 19 a 26 de junho.

Caso mais apreensões sejam feitas até este período e não haja como a PF manter as drogas armazenadas em segurança, será preciso que a instituição busque autorização da Justiça e, por questões de segurança, antecipe a incineração.

Indiciados

De janeiro até hoje, a PF prendeu 46 pessoas em flagrante, por estarem, de alguma forma, ligadas aos entorpecentes apreendidos. Ao todo, 64 já pessoas foram indiciadas por diversos crimes, como tráfico de drogas e posse ilegal de arma.

Dentre os indiciados, o que mais chama a atenção é a quantidade de jovens envolvidos no esquema: 24% (15) têm entre 18 e 24 anos e 19,3% (12) têm entre 25 e 29 anos. O restante dos presos em flagrante e/ou indiciados após investigações dos delegados federais possuem idade superior a 30 anos.

Última apreensão

Na madrugada de quarta-feira (11), a PF de Cáceres apreendeu, na região de Pontes e Lacerda, 396 kg de pasta base de cocaína, em uma fazenda localizada próximo à BR-070. Dois homens foram presos na ação, um deles em flagrante.

A droga estava guardada em quatro caixas de isopor e em uma mala pequena, no interior de uma caminhonete Hilux. O veículo foi abandonado no momento da abordagem. O motorista conseguiu fugir ao entrar na mata ao longo da rodovia e ainda não foi localizado.

Outra caminhonete também foi apreendida. O veículo, modelo F-250, seguia à frente da Hilux e era dirigida pelo “batedor” da carga (responsável por seguir à frente do veículo que leva o entorpecente, a fim de avisar os comparsas em caso de blitz).

O motorista tentou fugir, mas acabou sendo preso pelos agentes. À PF, ele negou ser o dono da carga. Ele será indiciado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Somadas, as penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão. Após prestar depoimento, ele foi levado à Cadeia Pública de Cáceres.

Não há ainda informações sobre quem são os proprietários dos veículos apreendidos, o destino final da droga ou se mais pessoas estão envolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas