PF faz operação e prende advogados e magistrados

Data:

Compartilhar:

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (18), a Polícia Federal realiza a Operação Asafe e cumpre 14 mandados de prisão temporária e 30 de busca e aprensão, em escritórios de advogados e casas de juízes e desembargadores, em Cuiabá, Alto Araguaia e Várzea Grande.

A ação é resultado de um inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga a suposta venda de sentenças por advogados e magistrados de Mato Grosso.

Na ação, foram presos temporariamente, a mando do STJ, cinco advogados: André Castrilho, Rodrigo Vieira, Célia Cury, Eduardo Gomes e Alcenor Alves de Souza, estes dois últimos ex-prefeitos de Alto Paraguai. Célia Cury é esposa do desembargador José Tadeu Cury, aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro passado.

Renato Viana Gomes, juiz do TRE-MT, foi intimado a depor. Todos estão, neste momento, na sede da Superintendência da PF, na Avenida do CPA.

O presidente da OAB-MT, Cláudo Stabile, acompanha os depoimentos.

A ação está sendo executada em parceria com o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil, atendendo a uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Um dos alvos seria o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Os mandados de busca e aprensão são cumpridos desde 6 horas. A expectativa é que os presos cheguem ao prédio da PF por volta das 9 horas.

A Polícia Federal ainda não forneceu nenhuma informação oficial. 

Asafe refere-se ao Salmo 82 da Bíblia, que diz: "Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses".

Ex-juiza do TRE-MT prestou depoimento (Atualizado às 9h43)

A ex-juíza do TRE-MT, Maria Abadia de Aguiar, acaba de sair da sede da Polícia Federal. Ela prestou depoimento referente a suposta venda de sentença, relacionada a prefeituras de Barão de Melgaço e Alto Paraguai. "Estou tranquila, nunca vendi sentença", disse.

Mais informações em instantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY