PF faz operação de busca e apreensão em Mato Grosso

Data:

Compartilhar:

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), em Mato Grosso e mais seis estados, a Operação Eldorado. 

A ação tem por objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e comercialização no Sistema Financeiro Nacional.

A operação consiste no cumprimento de 28 mandados de prisão temporária, 8 mandados de condução coercitiva e 64 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso. 

Além de Mato Grosso, a operação se desenvolve nos estados do Pará, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano e foram desenvolvidas pela- Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos, que constatou que, além dos crimes ambientais praticados (exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição), a organização criminosa cometeu também crime contra a ordem econômica (usurpação de bens da União), contra o Sistema Financeiro Nacional, e lavagem de dinheiro

O ouro extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais era adquirido por empresas Distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários (DTVMs) e, após dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo. 

Em 10 meses de investigação, foi possível constatar que uma das empresas distribuidoras, das três envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150 milhões.

Participam da operação mais de 300 policiais federais, que atuam no cumprimento dos mandados judiciais nos 7 estados, bem como outros 80 agentes, que atuam diretamente nos locais onde eram extraídos os metais preciosos, além de fiscais do Ibama, que participam da investigação desde o início.

Operação Eldorado

O nome da operação é referência a uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização. 

Acreditou-se que o Eldorado fosse em várias regiões do Novo Mundo, dentre elas nas nascentes do Rio Amazonas. 

O termo Eldorado significa o homem dourado em espanhol.

Segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela, que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...