O principal candidato a craque da seleção brasileira na Copa de 2014 sofreu seu primeiro baque na carreira: o meia Paulo Henrique Ganso vai ficar seis meses afastado do futebol por causa de uma cirurgia no joelho esquerdo.
Opine: você acha que a lesão pode
atrapalhar a carreira de Ganso?
O jogador do Santos, que completa 21 anos em 12 de outubro, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco lateral ao torcer o joelho na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira (25), pelo Campeonato Brasileiro, e terá de sofrer uma cirurgia.
A informação foi dada pelo Santos nesta quinta-feira (26), depois de o jogador passar por uma ressonância magnética em São Paulo. Horas antes, Ganso havia chegado de Porto Alegre com o elenco e andou de cadeira de rodas no aeroporto.
A cirurgia de reconstrução será realizada neste sábado (28), e na segunda-feira (30) ele inicia a fisioterapia. Ganso se machucou sozinho, após tocar a bola para Neymar, no lance do primeiro gol santista – antes mesmo de seu companheiro sofrer o pênalti, o camisa 10 já havia desabado no chão pedindo atendimento.
Será a segunda cirurgia de Ganso neste ano. Durante a Copa do Mundo, ele passou por uma artroscopia no joelho direito, mas a lesão era bem menos grave e ele não ficou nem um mês parado.
Estrela em ascensão
Estrela do atual time do Santos, campeão paulista e da Copa do Brasil, Ganso teve sua presença na Copa do Mundo pedida em massa, ao lado do amigo e companheiro Neymar, mas o apelo foi rejeitado pelo técnico Dunga.
No Paulista, o jogador ficou marcado por um ato de indisciplina que se transformou em símbolo de personalidade: ele se recusou a sair de campo ao ver que seria substituído pelo técnico Dorival Júnior. Sinalizou para o banco que não sairia e indicou ao técnico que tirasee o atacante André.
O Santos perdia para o Santo André por 3 a 2, tinha dois jogadores a menos e ficaria sem o título se levasse mais um gol. Com Ganso em campo, o time segurou o placar e levou a taça. E Ganso ficou com fama de herói.
Sua estreia na seleção brasileira foi no último dia 10, no amistoso contra os Estados Unidos que marcou o início do trabalho do técnico Mano Menezes no cargo. Com a camisa 10, ele teve boa atuação na vitória por 2 a 0 e passou a ser cotado como a grande esperança de craque para a seleção na próxima Copa do Mundo.
A lesão tira Ganso do restante do Campeonato Brasileiro. O meia deve voltar a jogar apenas em fevereiro, quando o Santos estiver disputando o Paulista e a Copa Libertadores