Fernanda Escouto/ GD
O diretor executivo da Unimed Cuiabá, Paulo Brustolin é o novo secretário estadual de Fazenda. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19) pelo governador eleito Pedro Taques (PDT), que disse que a primeira meta da pasta, seria “sentar sobre o caixa”.
Conforme o pedetista, a escolha foi feita, logo após muitas conversas. “O Paulo tem muita experiência o que nos gera um conforto para que possamos conduzir as contas do Estado”,afirmou.
Taques disse também que o Estado não está quebrado, porém existem alguns números preocupantes, que serão apresentados em uma audiência pública, na próxima segunda-feira (22).
“Não apresentaremos caixa preta, faremos o que manda a lei. E a lei diz que o cidadão deve ser informado de tudo”, ressaltou.
Brustolin afirmou que irá trabalhar com 4 pilares. O primeiro é fazer o controle nos gastos, para fazer com que o investimento seja adequado. Já o segundo aspecto é sobre a revisão nos processos internos, controlar a produtividade dentro da secretaria. O terceiro ponto é criar um ambiente de negócios favorável, para que novas empresas possam vir ao Estado. O último pilar é buscar a satisfação do servidor.
“Nós temos uma preocupação a partir de 1° de janeiro em manter os salários do servidor em dia,e uma determinação do governador, prioridade número 1. Vamos trabalhar para que isso aconteça, pois o servidor é o motor desse Estado”.
Questionado se a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) continuará arrecadando ou se fará somente a gestão dos impostos arrecadados, Brustolin disse que um estudo já está sendo realizado, mas a princípio a pasta se mantém com a estrutura atual.
O novo secretário é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem MBA pela Columbia University (New York) e MBA executivo pela Fundação Dom Cabral , além de pós-graduação em MBA pela Northwestern University.
Ele é apontado como um dos responsáveis pela reestruturação financeira da Unimed, transformando a cooperativa em uma das maiores do Brasil.
Taques agora precisa definir os titulares de 4 pastas, Ciência e Tecnologia, Justiça e Direitos Humanos, Cultura e Esportes e Assistência Social. Esta última deverá ser comandada pela deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).
A tendência é que o quadro seja definido na próxima segunda-feira (22), data que o pedetista apresentará os resultados do levantamento realizado sobre a situação do Estado.
Confira todos os nomes anunciados pelo governador eleito Pedro Taques:
Ana Luíza Ávila Peterlini – Meio Ambiente
Mauro Zaque – Segurança Pública
Eduardo Chiletto – Cidades e Desenvolvimento Regional
Marco Bertúlio – Saúde
Permínio Pinto – Educação
Gustavo Oliveira – Gabinete de Projetos Estratégicos
Eduardo Moura – Gabinete de Desenvolvimento Regional
Paulo Taques – Casa Civil
José Arlindo – Chefe de Gabinete
Patryck Ayala – Procurador-geral do Estado
Coronel Zaqueu Barbosa – Comando Geral da Polícia Militar
Coronel Ribeiro Leite – Casa Militar
Seneri Paludo – Desenvolvimento Econômico
Marcelo Duarte – Infraestrutura
Júlio Modesto – Administração
Marco Aurélio Marrafon – Planejamento
Jean Campos – Comunicação