Patrocínio de camisa no centenário coloca Corinthians ao lado de grandes clubes europeus

Data:

Compartilhar:

Um estudo publicado nesta quinta-feira (28) pela consultoria Sport+Markt ajudou a mensurar o quanto os clubes brasileiros perdem em relação aos europeus em termos de patrocínio em suas camisas. Mas a divulgação dos dados mostrou que a combinação de centenário, Ronaldo e diversos anunciantes em uma só camisa colocou o Corinthians ao lado de grandes clubes do Velho Continente.

O Alvinegro atualmente conta com seis pontos de patrocínio em sua camisa. A Hypermarcas colocou a Neo Química Genéricos no peito e nas costas, além da Bozzano nas mangas e a Avanço nas axilas e no ombro, a um custo aproximado de R$ 38 milhões. O banco Pan-Americano abocanhou outros dois locais: as barras da frente e de trás do uniforme, por R$ 7 milhões.

Os cerca de R$ 45 milhões arrecadados pelo Corinthians neste ano equivalem a aproximadamente de 19 milhões de euros, a moeda com a qual os clubes europeus negociam suas cotas de patrocínio. Segundo o relatório divulgado pela Sport+Markt, somente quatro times da Europa superaram o Timão nesta temporada: Manchester United e Liverpool, com R$ 56 milhões cada (23,6 milhões de euros cada), o Real Madrid, com R$ 54,6 milhões (23 milhões de euros) e o Bayern de Munique, com R$ 52 milhões (22 milhões de euros).

O Manchester United é patrocinado pela corretora de seguros AON, o Liverpool tem parceria com o banco Standard Chartered, o Real com o site de apostas na internet Bwin e o Bayern com a empresa de telecomunicações Deutsche Telekom. O Chelsea, quinto colocado, já aparece atrás do Corinthians, com os R$ 38,5 milhões (16,3 milhões de euros) da Samsung.

Há três ressalvas nessa comparação: 1) Os clubes europeus possuem apenas um ponto de patrocínio em suas camisas: no peito. Mesmo os times com grandes patrocínios não os usam nas costas; 2) Se o Barcelona escolhesse ter um patrocínio em sua camisa, provavelmente superaria o Timão, pois tem disparado a maior base de torcedores segundo a Sport+Markt. Contudo, o time, por tradição, usa apenas um logotipo simbólico do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância); e 3) Uma porcentagem relevante do montante corintiano vai para Ronaldo.

As médias de receita por patrocínio de camisa dos clubes de primeira divisão na Europa são: R$ 15,1 milhões (6,4 milhões de euros) na Inglaterra, R$ 14 milhões (5,92 milhões de euros) na Alemanha, R$ 7,7 milhões (3,29 milhões de euros) na Espanha e R$ 6,9 milhões (2,94 milhões de euros) na França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas