Às vésperas do GP de Mônaco de Fórmula 1, que acontece neste domingo (29), a principal dúvida das equipes é se poderão usar a asa móvel na corrida. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinará em quais pontos da pista o sistema poderá ser usado, o que, para os pilotos, pode decidir o rumo que tomará a prova.
No entanto, o piloto Rubens Barrichello diz que todos devem se preparar, independente da decisão da FIA, para fazer uma boa corrida.
– Precisamos esperar para ver como poderemos usar a asa móvel. Enquanto a FIA é consciente da notória dificuldade de ultrapassagem em Mônaco, eles querem tornar isso possível sem que os pilotos corram riscos. Estou com a mente aberta para qualquer que seja a decisão
O brasileiro alerta para o fato de o GP de Mônaco acontecer nas ruas do principado, com muitas curvas, o que o torna mais lento e complicado para os pilotos conseguirem as ultrapassagens. Por isso, o uso da asa móvel, que aumenta a velocidade do carro, pode representar riscos. A FIA já anunciou que a utilização da asa será proibida dentro do túnel no traçado de Mônaco, por razões de segurança.
Companheiro de Barrichello na Williams, o venezuelano Pastor Maldonado não esconde a ansiedade em fazer sua primeira corrida em Mônaco na Fórmula 1.
– Para mim é uma atmosfera mágica e poder correr aqui em um Fórmula 1 sempre foi um sonho meu. Adoraria marcar meus primeiros pontos do ano aqui.