Os rastreadores de veículos estão incomodando as quadrilhas especializadas em roubos de picapes, na Grande Cuiabá. Para tentar se livrar desse equipamento, que, na maioria dos casos, impede que a picape roubada seja levada para a Bolívia – onde são trocadas por armas e drogas -, os ladrões estão aplicando o "golpe do rastreador".
Até agora, são quatro casos de proprietários de picapes S10, que recebem ligações de números restritos de pessoas, que dizem ser de determinada seguradora e exigem que se retire o rastreador que chegou até a Polícia.
Caso o dono não atenda ao pedido, o seguro seria cancelado. Uma das
vítimas desconfiou e ligou para a seguradora e descobriu que se tratava de um golpe.
Segundo o chefe de Operações da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, policial civil Luciano Testa, as vítimas não chegaram a procurar a delegacia, pois o golpe ficou apenas na tentativa.
Luciano, no entanto, alerta os donos de picape para que procurem imediariamente a Polícia, ao receber uma ligação propondo a retirada dos rastreadores.
Na semana passada, os bandidos roubaram quatro picapes S10 e tentaram levar outras quatro. Duas delas foram recuperadas e devolvidas aos proprietários.
Segundo a Polícia, a ação das quadrilhas está "tão escancarada" que, num dos caaos, vítima foi assaltada no período da tarde, quando fazia entrega de bebidas numa lanchonete no CPA.
Uma das tentativas de roubo ocorreu no Parque Cuiabá, onde o dono da S 10 havia recebido várias ligações de número restrito, e, do outro lado, da linha, uma pessoa se identificava como representante de seguradora.
Queria confirmar se a picape estava com rastreador. Caso tivesse, teria que retirá-lo de imediato.
“Olha, não dou informações para quem fala de número restrito. Não sei
com quem estou falando. Obrigado”, respondeu a vítima desligando o
telefone.
Ao entrar em contato com a seguradora, descobriu que eram ladrões de picapes querendo saber se a picape tinha rastreador.
Na noite seguinte ao último telefonema, dois homens numa motocicleta
invadiram a casa do dono da S10, mas no momento estava apenas o seu genro, que teve a moto roubada.
Para disfarçar, os ladrões invadiram a casa e levaram vários pertences.