No último amistoso da seleção brasileira, contra o Irã, na última quinta-feira (7), a vitória por 3 a 0 não foi suficiente para esconder o fato de que a equipe demonstrou um futebol sem o mesmo brilho do apresentado no jogo contra os Estados Unidos, o primeiro sob o comando de Mano Menezes. Para reencontrar o caminho do bom futebol, o treinador mudou a equipe que entrará em campo nesta segunda-feira (11), às 15h30 (de Brasília), para enfrentar a Ucrânia no Pride Park Stadium , em Derby, na Inglaterra.
Durante os treinamentos que antecederam a partida, o técnico sinalizou a possibilidade de escalar o corintiano Elias no meio de campo. O volante foi testado como armador, ao lado de Carlos Eduardo, mandando Philippe Coutinho para o banco. Dessa maneira, a equipe será composta por apenas dois atacantes: Robinho e Pato.
– Vamos mudar, propor algumas variações de posicionamento. Estamos jogando com dois homens pelas beiradas e um homem de referência. Agora podemos testar dois homens centralizados e mais dois chegando de trás.
Assim como os jogadores, Mano acredita que a temperatura da Europa deve favorecer o futebol brasileiro. Os jogadores reclamaram muito do calor na partida contra o Irã, nos Emirados Árabes.
– As condições que encontraremos tornam o jogo mais favorável a nós. Não pudemos impor nosso ritmo [no amistoso contra o Irã], muito por causa do calor, coisa que não deve acontecer em Derby.
Outro que pode ganhar uma vaga é Nilmar. O atacante do Villarreal entrou durante a segunda etapa do duelo contra o Irã e teve boa atuação, tendo inclusive marcado um dos gols. O lateral-esquerdo Adriano, que está se recuperando de uma lesão na coxa direita, também deve ter a sua chance. O treinador já disse que quer observá-lo na equipe e deve escalá-lo, provavelmente durante a segunda etapa do duelo.
Ucrânia quer surpreender
A equipe ucraniana, por sua vez, não vem de um bom resultado. Na última sexta-feira (8), o time do atacante Andriy Shevchenko (que completou cem partidas pela seleção) não passou de um empate por 2 a 2 com o Canadá, mesmo jogando diante de seus torcedores, em Kiev.
Capitão e principal astro do time, Shevchenko foi cortado pela comissão técnica, em razão de uma lesão muscular, e pode ter perdido sua última oportunidade de enfrentar a seleção brasileira. Ele anunciou sua aposentadoria para depois da Eurocopa 2012, que será disputada na Ucrânia e na Polônia.
BRASIL X UCRÂNIA
Local: Pride Park Stadium, em Derby (Inglaterra)
Data: 11 de outubro de 2010, segunda-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Não divulgado
Assistentes: Não divulgado
BRASIL: Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos (Adriano); Lucas, Ramires, Elias (Philippe Coutinho ou Nilmar) e Carlos Eduardo; Robinho e Alexandre Pato.
Técnico: Mano Menezes
UCRÂNIA: Andriy Pyatov; Oleksandr Romanchuk, Kucher, Khacheridi e Polyovyi; Tymoschchuk, Husyev, Ruslan Rotan, e Aliyev; Gusen e Milevsky.
Técnico: Yuriy Kalitvintsev