Pará pede reforço da Força Nacional e Espírito Santo se reunirá com Moro

Data:

Compartilhar:

Ceará: estado vive em estado de alerta e soldados da Força Nacional foram enviados para conter violência© Paulo Whitaker Ceará: estado vive em estado de alerta e soldados da Força Nacional foram enviados para conter violência

A onda de violência que atinge o Ceará, desde o dia 2 de janeiro, preocupa outros estados.

Durante essa semana, o Pará também solicitou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorize o envio da Força Nacional ao estado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a formalização do pedido ocorreu, como primeiro ato do governo, no dia 2.

Na sexta-feira (4), segundo informou a pasta, o novo governador Helder Barbalho (MDB) ligou para Moro para tratar sobre a solicitação.

“Na ocasião, o ministro garantiu que irá analisar o pleito o mais breve possível”, diz.

Já o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), tem uma reunião marcada com o ministro nesta quarta-feira (9), para tratar da situação dos presídios no estado.

O objetivo do encontro com Moro é abordar o aprimoramento da gestão do sistema prisional capixaba. Segundo a assessoria do governador, a conversa tem caráter “preventivo”.

Nesta terça-feira (8), o governo do ES criou uma comissão para tratar do assunto. Dentre as medidas discutidas estão o uso do sistema eletrônico de execução penal, a realização de audiências de custódia por meio de videoconferência e a expansão do uso de tornozeleiras eletrônicas, além da abertura de mais 800 vagas no Complexo de Xuri. O estado tem 8,6 mil presos a mais do que comportam seus presídios.

Violência no Ceará

Há sete dias, desde o dia 2, o Ceará enfrenta uma onda de ataques organizada por facções criminosas. Para conter a violência, a Força Nacional foi enviada para fazer a segurança do estado.

Nesta terça, desembarcaram mais 200 agentes da Força Nacional, para se juntarem aos 300 soldados que já atuam no Ceará desde o fim de semana. Também haverá o reforço 43 policiais e agentes de inteligência vindos de três Estados – Pernambuco, Piauí e Santa Catarina. Na semana passada, a Bahia já havia enviado 100 PMs.

Números mais recentes mostram que já foram registrados 180 ataques em todo o estado. Nesta madrugada, criminosos explodiram uma ponte no km 6 da BR-222, no bairro São Geraldo, em Caucaia, a 18 km de Fortaleza. Ônibus foram incendiados na capital e no interior.

De acordo com a Secretaria de Segurança, foram detidos 185 suspeitos – 156 adultos e 29 adolescentes – de envolvimento nos crimes. A Secretaria de Administração Penitenciária afirma que 20 líderes de facções foram transferidos para presídios federais.

A violência começou em represália a uma fala do secretário de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, sobre maior rigor na fiscalização dos presídios.

“Só a indicação dele já causou essa reação dos criminosos. O Governo do Estado do Ceará já conhecia o trabalho do secretário no Rio Grande do Norte. Obviamente também a criminalidade já conhecia já que é um estado vizinho e próximo”, disse o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa.

(Com Estadão Conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...