Pacientes lutam pela liberação da pílula do câncer

Data:

Compartilhar:

A Gazeta


Acompanhando o movimento nacional que luta pela liberação do uso da Fosfoetanolamina pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o grupo “Eu Abraço a Vida” se reuniu na Praça Alencastro, em Cuiabá, para falar sobre o medicamento, a importância dele na vida de quem luta contra o câncer e esclarecer dúvidas, bem como chamar a atenção do Judiciário.

Com cartazes, faixas, banners e distribuição de panfletos, o grupo de usuários, familiares e amigos lembraram que “quem tem câncer, tem pressa” e não há como esperar muito tempo a liberação do medicamento, uma vez que a luta contra a doença é também uma luta contra o tempo.

Líder do movimento em Cuiabá, Ádina Silva explica que a mobilização nacional será realizada amanhã (29), mas foi antecipada na Capital mato-grossense para chamar atenção de um número maior de pessoas. “No domingo a cidade fica deserta. Nas outras cidades a mobilização será em parques, onde bastante gente frequenta. Aqui não tempos isso e decidimos antecipar”.

Ádina pontua que a intenção dos manifestantes é mostrar ao STF a importância da “fosfo” antes de julgar o mérito da ação movida pela Associação Médica Brasileira (AML) para suspender a comercialização da pílula no dia 19 de maio. Em abril, a Presidência da República sancionou a lei que autorizava o uso da “fosfo”. “Por enquanto tem apenas uma liminar e queremos que o STF pense nos pacientes e nas famílias de quem tem a doença”.

Defensora da pílula, Ádina teve câncer de mama, duas recidivas da doença e metástase no pulmão. Recebeu o diagnóstico da segunda recidiva do câncer de mama em agosto de 2015 e entrou na Justiça para ter acesso à “fosfo”, que toma desde novembro. Os últimos exames demonstraram que a doença “desapareceu” e mantém os cuidados médicos. Agora, aguarda liberação do uso da medicação para fazer a manutenção. “Tenho pílula para mais uns 10 dias e estou preocupada. Mas sou a prova viva que a “fosfo” funciona”.

Marilene dos Santos Leite e João Corrêa também entraram na Justiça para adquirir a pílula para o filho Fábio, 26, que tem câncer no reto, fígado e cérebro.

O rapaz ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) vários dias, com o quadro cada vez mais grave. Não se alimentava, não falava e não conseguia nem mesmo engolir a saliva. Começou a tomar o remédio em 12 de abril e já está em casa, se alimentando e melhorando.

Comercialização

Além de pedir a liberação do uso da Fosfoetanolamina, o movimento organizado pelo grupo “Eu Abraço a Vida” pede ainda que sejam feitos todos os testes necessários para a fabricação e disponilização comercial do medicamento. Os participantes alegam que não existe interesse dos pacientes em abandonarem o tratamento convencional, mas veem na “pílula do câncer” uma esperança a mais de vida.

Ádina Silva destaca que entende como importante os testes e aprimoramento do remédio, porém reforça que os pacientes em fase terminal não têm tempo a perder e não podem esperar todo esse trâmite.

“Defendemos o uso da fosfo por pessoas que estão sem esperança, desenganadas, que já receberam o pior diagnóstico possível. Tem muito médico que manda o paciente para morrer em casa, ou seja, não há mais o que fazer. Então, por que não deixar tomar a pílula?”.

Marina Corrêa de Moraes está entre os mato-grossenses que lutam para conseguir o medicamento. A mãe dela, Verônica, descobriu o câncer no estômago há cinco meses e não pode passar pelo procedimento cirúrgico.

“Ela tem problema cardíaco e não pode fazer a cirurgia. Sente muita dor e com frequência vamos parar na UPA com ela. Acreditamos que a fosfo daria uma qualidade de vida melhor para ela, não temos nenhum interesse em suspender quimio, rádio. Queremos apenas tentar tudo o que é possível”.

A liminar para a mãe de Marina foi concedida há dois meses, mas até o momento o remédio não foi liberado efetivamente, o que provoca angústia na família. “Se o STF deixasse a lei entrar em vigor, seria mais fácil para todos nós”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...