Terapias com o uso de células-tronco (que têm capacidade de se transformar em diferentes tecidos do corpo) fizeram com que 82 pessoas que perderam a visão por causa de produtos químicos ou queimaduras voltassem a enxergar. Nos casos mais bem-sucedidos, as pessoas tiveram a visão restaurada para o nível 0,9, em uma escala de acuidade visual que vai até um (a visão perfeita), dizem os pesquisadores da Universidade de Modena, na Itália.
A maior parte dos pacientes teve queimaduras em apenas um olho, a equipe da médica Graziella Pellegrini conseguiu tratá-las com células-tronco retiradas da córnea do órgão sadio. As células se multiplicaram em laboratório e foram transplantadas para o olho defeituoso – ali, elas formaram um novo tecido de córnea para substituir o que estava danificado.
Colhidas a partir do limbo, o disco que fica em volta da íris, essas células fizeram com que as córneas, que haviam ficado opacas, voltassem a ser transparentes. Como as células-tronco eram do próprio corpo do paciente, a chance de rejeição é muito pequena. Veja abaixo as diferença: