Débora Siqueira, A Gazeta
As frentes de trabalho das obras da Copa do Mundo que não foram entregues a tempo do início do Mundial de futebol se mantiveram, mesmo nos dias dos jogos da seleção brasileira. Com exceção do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), as obras foram prometidas para entrega até outubro deste ano.
A reportagem visitou os canteiros durante a última semana e com exceção do viaduto da Beira Rio com a avenida Fernando Corrêa da Costa e da continuação da duplicação da estrada da Guarita, constatou que todas continuam com homens trabalhando para a conclusão dos trabalhos.
Na estrada da Guarita o problema da continuação dos trabalhos esbarra nas desapropriações que ainda não foram concluídas, remanejamento de postes e a falta de insumos como brita e asfalto. Contudo, 85% do cronograma foram cumpridos. A obra foi retomada no dia 9 de maio e a largura da pista passou de 7 para 9 metros. Em frente ao condomínio Terra Nova, trabalhadores ainda faziam trabalhos no meio fio da rotatória.
De acordo com o último relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda restavam construir muro de contenção, pois há risco de desabamento com a compactação do terreno, necessário para a duplicação do trecho. Ainda não há solução para o problema. No caso do viaduto da Beira Rio com a Fernando Corrêa da Costa, a obra integra o pacote do VLT no valor de R$ 1,4 bilhão e esta fechada com tapumes. Houve apenas remoção de terra no local.
As obras da ponte sobre o Rio Coxipó também seguem paralisadas.
No Complexo Viário do Tijucal, os trabalhadores atuam para concluir as rotatórias de acesso ao bairro Tijucal para quem vem da Fernando Corrêa sentido centro para bairro e do sentido do Pedra 90 ao centro. “Logo vamos concluir essa parte, já estamos passando o asfalto. Depois vamos continuar nas escavações da trincheira ligando a rodovia com a avenida Arquimedes Pereira Lima”, explicou o encarregado da obra, Natalino Lopes.
Conforme o cronograma apresentado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) ao TCE é de que o Complexo Viário do Tijucal será concluso até 31 de agosto deste ano. As obras da duplicação da Arquimedes Pereira Lima também estão a todo vapor mesmo em dia de jogo em Cuiabá e do Brasil.
No dia 12 de junho, máquinas eram vistas ao longo do trecho do Boa Esperança até o Altos do Coxipó. A previsão da Secopa é para 09 de outubro.
O viaduto da MT-040, liberado na parte de cima pelo governador Silval Barbosa no dia 12 de fevereiro de 2014, segue com as obras de drenagem, pistas marginais e a rotatória, embaixo da estrutura de 445 metros de extensão. Nas trincheiras Jurumirim e Santa Rosa, equipes trabalham dentro da estrutura na pavimentação.
A estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos no dia 31 de agosto nos dois locais. A pavimentação das marginais na avenida Miguel Sutil entre a Jurumirim e a avenida dos Trabalhadores esta na reta final. Com previsão para conclusão em 31 de agosto, o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande, não foi entregue para a Fifa porque estava 70% pronto no início de junho.
A instalação elétrica não havia sido concluída em todos os setores, vestiários não tinham piso e as arquibancadas estavam sem cadeiras. Porém, os trabalhos seguem no local e após a conclusão, o governo do Estado vai entregar a obra de R$ 26,8 milhões à Prefeitura Municipal de Várzea Grande e ao Corpo de Bombeiros.
DEPOIS DA COPA – A Avenida da FEB, trincheira Zero Quilômetro, viaduto Dom Orlando Chaves e a rotatória na parte debaixo do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vão receber a nova camada de asfalto. Todas essas obras foram liberadas no dia 11 de junho, um dia antes do início da Copa do Mundo.
Apesar do trabalho não ter sido todo concluído, o tráfego por estes locais facilitou a mobilidade urbana para quem vem do Aeroporto Internacional Marechal Rondon para a Arena Pantanal e à rede hoteleira, em Cuiabá.
Na data, o governador Silval Barbosa fez um tour com a imprensa local mostrando os locais que deveriam ser liberados e explicou que todas seriam concluídas até o final do ano. “Estamos liberando as obras, mas elas não estão totalmente concluídas e vamos fazer mais uma camada de asfalto novo, mas somente após a Copa”.
O governador garantiu que tem recursos assegurados para a conclusão das obras, oriundos de financiamentos. VLT – Secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães comentou que na segunda-feira (23) vai entregar o cronograma da execução do VLT para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O órgão deve preparar um novo relatório específico sobre o modal com as informações repassadas pela secretaria e vistorias nas frentes de trabalho. Os trilhos estão sendo instalados no viaduto da MT-040 e ao longo da avenida da FEB.
“Depois de julho eles devem iniciar a obra no viaduto da Beira Rio, que esta dentro do pacote VLT. Esse trabalho não começou ainda para não impactar no trânsito”. A estrada da Guarita, outra obra ainda não concluída e parada, Maurício explica que resta concluir os processos de desapropriação. Como a via esta muito acessada no trajeto entre Várzea Grande e Cuiabá não é viável continuar a obra na região.
“Até o final do mês vamos concluir as marginais da trincheira Jurumirim e esperamos entregar as obras bem antes do prazo dado ao Tribunal de Contas, mas o importante mesmo é que as obras pouco impactaram no evento, pois as pessoas conseguem se locomover na cidade. O espírito da Copa do Mundo surpreendeu a todos, está muito bonita a festa e não só aqui em Cuiabá, mas no Brasil, quando mostramos que sabemos receber bem os turistas. A população abraçou o evento e demonstrou que somos um povo festeiro e alegre”.