O segundo turno presidencial do Brasil em seis perguntas

Data:

Compartilhar:

Montagem dos candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (E) e Fernando Haddah (D)© Fornecido por AFP Montagem dos candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (E) e Fernando Haddah (D)

O segundo turno da eleição presidencial do Brasil acontecerá no domingo 28 de outubro em um contexto de crise política, econômica, social e moral.

A seguir, seis perguntas que resumem os principais temas da disputa entre o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e o esquerdista Fernando Haddad:

O candidato de extrema-direita será eleito?

As pesquisas mais recentes do Ibope e Datafolha apontam uma vitória tranquila do deputado do Partido Social Liberal (PSL) Jair Bolsonaro, com 59% dos votos válidos, contra 41% de Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT).

O PSL, insignificante antes do primeiro turno de 7 de outubro, pode se tornar o maior partido na Câmara dos Deputados no próximo ano graças à onda Bolsonaro.

Se vencer, será a primeira vez que o Brasil escolherá um presidente de extrema-direita, admirador da ditadura militar (1964-1985).

O PT de Lula pode voltar ao poder?

Parece extremamente improvável que o PT vença a quinta eleição presidencial consecutiva. A não ser que aconteça uma mudança repentino na última semana de uma campanha marcada por sobressaltos.

Após a invalidação da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, preso por corrupção, seu substituto, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, conseguiu passar ao segundo turno, apesar de ter feito menos de um mês de campanha. Mas agora tem uma desvantagem de 19 pontos nas pesquisas e um índice de rejeição elevado.

Por que esta campanha é inédita?

Lula, que era o favorito com quase 40% das intenções de voto apesar de estar preso, foi finalmente excluído da corrida eleitoral no dia 1º de setembro, após meses de idas e voltas político-judiciais.

A incerteza sobre sua candidatura tornou a disputa a mais incerta na história recente do Brasil.

Bolsonaro, por sua vez, que se tornou o favorito, foi esfaqueado em um comício no dia 6 de setembro. Ficou hospitalizado por três semanas e não fez mais campanha nas ruas.

Qual o impacto das redes sociais na eleição?

Enorme. As informações falsas dominaram as redes sociais. Bolsonaro fez a maior parte de sua campanha no Facebook, Instagram e Twitter, onde tem mais de 14 milhões de seguidores.

Se negou a participar dos debates que estavam previstos para o segundo turno, alegando razões médicas após o ataque, mas também razões “estratégicas”.

O PT denunciou Bolsonaro à justiça eleitoral, alegando que o adversário montou uma “organização criminal” com “dinheiro sujo” para transmitir milhares de mensagens com informações falsas no Whatsapp, que tem 120 milhões de usuários no Brasil.

O partido de Haddad pediu a cassação de Bolsonaro ao Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), que deve se pronunciar depois da eleição. No momento apenas abriu uma investigação.

Como os mercados vão reagir?

A vitória de Bolsonaro é esperada, apesar do candidato ter confessado que pouco entende de Economia.

Bolsonaro já nomeou um “super ministro da Fazenda”, Paulo Guedes, um economista ultraliberal, o que tranquiliza os investidores.

Os mercados estão na expectativa da rápida implementação de uma série de reformas. Mas devem esperar até que Bolsonaro mostre seu compromisso com a reforma da Previdência – considerada crucial – ou com a reforma tributária, sobre as quais não expressou uma postura clara.

Também apostam em um plano de privatizações.

Os investidores não querem o retorno da esquerda com uma vitória de Haddad, pois alegam que o candidato não se comprometeu com reformas para sanear as contas públicas.

Quais são os maiores desafios do próximo presidente?

A recuperação da economia, após dois anos de recessão (2015 e 2016) e outros dois de fraco crescimento, em um país com quase 13 milhões de desempregados. Também terá que lidar com a escalada de violência – o país bateu recorde de homicídios em 2017, com 63.800 casos. Saúde, educação e habitação também estão entre as grandes preocupações dos brasileiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...