Nutricionista dá dicas para comer bem no restaurante por quilo

Data:

Compartilhar:

O fato de comer fora de casa não é mais desculpa para descuidar da saúde e não seguir a dieta. Os restaurantes por quilo e self-service hoje estão lotados de opções saudáveis, basta saber escolher. Fernanda Salvador Alves, nutricionista da Universidade Federal do Paraná, diz que na hora de fazer o prato, o melhor é optar pelos alimentos que comeria se estivesse em casa (arroz, feijão, carne, salada, suco natural, frutas).

 

– Quando comemos fora, temos a tendência de optar por alimentos diferentes do que temos em casa, ou descaracterizar a refeição. Por exemplo, comer um sanduiche no almoço. Geralmente são essas escolhas que deixam nossa alimentação mais calórica.

Para alimentar o corpo de forma saudável, as calorias devem corresponder a proteínas, carboidratos e vitaminas. Uma das maneiras mais fáceis de montar seu prato é dividi-lo: metade dele deve ser composto por saladas variadas. 

Desvende o mito: uma refeição pode ter mais de um tipo de carboidrato?

A outra metade deve ser dividida em três partes iguais: duas para arroz, feijão ou outros carboidratos (macarrão, batata etc.) e a última parte, reservada para carnes.

A nutricionista Márcia Curzio, especialista em educação nutricional, explica que a regra é optar por um tipo de proteína e carboidrato, muita verdura e legumes e para temperar, nada de molhos cremosos; use um pouco de azeite. 

– Não se esqueça que quanto mais colorido é o seu prato, mais nutritivo e saudável ele será.


Veja a imagem:

Comer bem no self service


Nas opções de carnes, que são as proteínas, o ideal é preferir as grelhadas, assadas e que não apresentem gordura aparente. Deixe de lado aquela gordura da picanha ou a pele do frango.

Um prato montado desta maneira possui a quantidade de calorias adequadas para uma refeição, e fornecidas por fontes adequadas, como carboidratos e proteínas.  

Cuidado com a variação de comida

Apesar das variedades que existem nos restaurantes por quilo e self-service, há outra questão que atrapalha um pouco a dieta: comer com os olhos. Fernanda explica que a variedade é tanta, que as pessoas acabam querendo comer de tudo, um pouquinho de cada prato.

– Muitas vezes não priorizamos nada e colocamos "um pouquinho de tudo". Essa quantidade é maior que nossa capacidade gástrica (a quantidade de comida que cabe no nosso estomago) e por essa razão comemos mais do que deveríamos comer, ficamos com a sensação de estufamento ou inchaço.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY