Ídolo precoce no Palmeiras graças ao gol decisivo no clássico do último domingo (28) contra o Corinthians, o atacante Fernandão deve ser a principal novidade da equipe para enfrentar o Botafogo, nesta quarta-feira (31), às 21h50, no Engenhão, em jogo que vale um lugar na zona de classificação para a Libertadores.
A equipe paulista está em sexto lugar, com 32 pontos, dois a menos e uma posição atrás do rival. Uma vitória garante à equipe a chance de voltar a terminar uma rodada entre os cinco primeiros, o que não acontece desde a derrota para o Vasco, na 16ª rodada.
Com a humildade de quem acaba de chegar, Fernandão não quis saber se pedir um lugar como titular, mas a suspensão de Luan, que levou o terceiro cartão amarelo, abriu espaço para a entrada dele, um atacante ao estilo que Felipão gosta: alto, forte e disposto a brigar até o fim com os zagueiros rivais pelo gol.
Apresentado nesta terça-feira (30), dois dias após sua “estreia de gala”, Fernandão promete lutar muito se tiver a chance de começar a partida.
– Eu entro em campo sempre com um pensamento, que é fazer gol. Quando eu entrei ali [contra o Corinthians] eu falei “vou fazer, vou fazer, vou fazer”. Eu só penso em fazer gol, não posso pensar negativo, só penso positivo, e acho que isso me ajuda bastante. Graças a Deus deu certo contra o Corinthians, espero que seja sempre assim.
O Palmeiras também não terá o goleiro Marcos, poupado para evitar lesões, o meia Valdivia, convocado para a seleção chilena, e o atacante Maikon Leite, contundido. O zagueiro Thiago Heleno, com amigdalite, e o atacante Kleber, com dores musculares, não treinaram nesta terça-feira (30), mas devem jogar normalmente.
Cicinho, que cumpriu suspensão contra o Corinthians, volta ao time, e Márcio Araújo deve ser deslocado de volta para o meio, com Marcos Assunção jogando avançado, com mais liberdade para ajudar o ataque.
Atualmente o Botafogo aparece na quinta colocação com 34 pontos conquistados, dois a mais que os palmeirenses. O vitorioso da noite vai ficar na zona de classificação para a Copa Libertadores, sendo que o Glorioso, dependendo de uma combinação de resultados, pode terminar a quarta-feira na liderança, embora essa hipótese seja bem difícil de acontecer por envolver cinco partidas. Além de ganhar, o Alvinegro dependeria de tropeços de Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco.
Mas se podem liderar o Campeonato Brasileiro, os jogadores do Botafogo não parecem muito dispostos a pensar nesta possibilidade e pretendem focar apenas na partida contra o Palmeiras, conforme diz o zagueiro Fabio Ferreira..
– As próximas rodadas são fundamentais, pois até a metade do segundo turno é que as equipes vão definir pelo que pretendem brigar na reta final da competição. Agora não é muito importante saber em qual posição você vai acabar a rodada e sim permanecer no primeiro pelotão, a fim de se destacar no momento mais adequado. O nosso pensamento neste momento é o confronto diante do Palmeiras, que é um concorrente direto. Ganhando, a gente consegue melhorar a pontuação e ainda impede um rival próximo de encostar na gente.
BOTAFOGO-RJ X PALMEIRAS-SP
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de agosto de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Erich Bandeira (Fifa-PE)
BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior
PALMEIRAS: Marcos; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik; Kleber e Fernandão
Técnico: Luiz Felipe Scolari