Não consegue dormir bem? Contorne 3 hábitos que atrapalham o sono

Data:

Compartilhar:


A maioria das pessoas só dá valor à qualidade do sono quando passa o dia lutando para se manter com os olhos abertos em frente ao computador do trabalho após uma noite de insônia. “O fato é que nascemos com a capacidade de dormir, mas com o passar do tempo, muitas pessoas perdem essa habilidade, seja por causas clínicas, seja por motivos comportamentais”, afirma Michael Zanchet, psicólogo do Centro Médico de Longevidade e Spa Kurotel, em Gramado (RS).

Conheça três motivos que atrapalham seu descanso noturno e aprenda a driblar cada um deles:

1. Ingerir cafeína em excesso

Toda bebida estimulante (como café, chá-preto, energético) envia um recado para o corpo de que ele necessita ficar ‘ligado’ para desempenhar alguma atividade. Logo, se você quer dormir, precisa passar a mensagem correta — a de ‘desligar’. “Como não temos um interruptor que faça isso, devemos desacelerar nossos pensamentos e atividades aproximadamente três horas antes de deitar”, fala o especialista.

O que fazer

Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e outros estimulantes, mas, no geral, o recomendado é tomar, no máximo, três xícaras pequenas de café por dia, antes das 16h. “Isso vale para todas bebidas estimulantes, como chá-verde, preto, da índia, chimarrão, refrigerante, energéticos”, completa.


2. Ser sedentária

O exercício físico um é remédio natural: dá maior resistência física, diminui a incidência de dor e regula o humor, pois produz endorfinas. Na falta dele, não é só seu corpo que sofre para se manter na linha: sua mente também fica agitada, dificultando o relaxamento.

O que fazer

Comece qualquer atividade ainda hoje — que tal subir as escadas do prédio ou uma caminhada pelo bairro? “Viver com maior equilíbrio físico e mental vai auxiliar o sono”, diz Michael. Só avalie como seu organismo reage à adrenalina já que algumas pessoas ficam muito despertas ao realizar exercícios à noite. Sentiu que esse é seu caso? Vá à academia no começo do dia (ou até três horas antes de dormir) e insira atividades relaxantes no período noturno, como massagem, banho de banheira, meditação…

3. Usar aparelhos eletrônicos no período noturno 

Celular, televisão e computador são aparelhos que acionam o raciocínio, a tomada de decisão e nos trazem uma infinidade de informações. Tudo isso é ótimo, mas quando lidamos com eles no período noturno, nosso organismo encontra dificuldades em desacelerar.

O que fazer

“Utilize o quarto para dormir, descansar e ter prazer”, fala Michael. O ideal é deixar celular e computador de lado pelo menos duas ou três horas antes de ir para a cama. Muito difícil para você? Fique com uma série ou programa de TV mais tranquilo (nada de suspense!) e veja o item escolhido na sala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo