Quem por algum motivo mudou de colégio talvez saiba melhor o que Neymar está passando no Barcelona. Os amigos são outros, as brincadeiras são diferentes e você, naturalmente, fica um pouco tímido no começo. E só no começo. Depois tudo volta ao normal. O problema é que Neymar ainda hoje parece sem ambiente dentro de campo e isso tem infinitamente atrapalhado seu futebol.
A eletrizante vitória do Barcelona sobre o rival esportivo e político Real Madrid no último domingo (23) foi uma clara demonstração do quanto o futebol de Neymar caiu de rendimento. O sempre alegre atacante vive encostado na ponta direita e agora, ao invés de encarar o adversário com um drible, prefere tocar a bola para Lionel Messi.
Inegável o dedo do técnico Tatá Martino nessa história e o enorme talento do camisa 10 da seleção argentina. Os dois até parecem ser amigos quando a bola não está rolando. Mas, principalmente em ano de Copa do Mundo, Neymar precisa estar mais à vontade dentro de campo e até ser um tanto mais fominha, sim. Hoje, infelizmente, não dá para imaginar o atacante passando por inúmeros adversários como sempre fez e por isso mesmo encantou os amantes do futebol.
*André Avelar é jornalista e cansou de ver Neymar entortar a espinha dos zagueiros no Brasil. Agora só espera que o craque faça o mesmo na Europa.