Destaque do São Paulo na temporada, o atacante Lucas tem muito o que festejar no final de 2010. Até o meio do ano ele ainda era um desconhecido atleta da base do Tricolor. Morava no alojamento do clube, em Cotia, e sonhava com uma oportunidade para ficar no banco do time profissional.
Andrés tira sarro do interesse do São Paulo por Beckham
Para a surpresa de todos, os sonhos do garoto se realizaram muito antes do esperado. Pouco após ser chamado para integrar o plantel principal do clube, já mostrou do que era capaz e virou titular da equipe de Paulo César Carpegiani.
Boa parte do sucesso do jovem jogador é “culpa” de Carlinhos Neves, que fez o garoto ganhar massa muscular assim que chegou ao profissional. Ex-preparador físico do São Paulo, Neves agora trabalha exclusivamente na seleção brasileira de Mano Menezes. Em entrevista ao R7, ele relembra o trabalho feito com Lucas.
– Fizemos um trabalho especial com o Lucas, que em apenas três meses ganhou de quatro a seis quilos de massa muscular com musculação e suplementação. Ele é um atleta que tem uma estrutura física que favorece esse desenvolvimento rápido.
O garoto de 18 anos gostou do resultado. Se sente mais forte para entrar em divididas e não é mais presa fácil para o jogo de corpo de zagueiros.
– Estou muito bem agora. Estava um pouco abaixo do meu peso e tive que ganhar mesmo. Quando cheguei no profissional, comecei a fazer um trabalho de musculação na academia do clube para ganhar massa e chegar ao peso ideal.
Seis meses depois de subir para o profissional, Lucas chegou à seleção brasileira sub-20. Foi convocado pelo técnico Ney Franco para a disputa do Sul-Americano da categoria, que será disputado em janeiro, no Peru, e está na Granja Comary se preparando com os outros garotos para a competição. O torneio dará duas vagas, para campeão e vice, na Olimpíada de Londres, em 2012.
Para conseguir um lugar no time de Mano Menezes, porém, Lucas acha que ainda precisa “mostrar mais” em 2011.
– Estou evoluindo, mas ainda é cedo para falar de seleção. Todo jogador almeja isso e comigo não é diferente. Estou trabalhando firme, ainda tenho muito o que mostrar. Tenho certeza de que minha hora vai chegar.
O jovem afirma que ainda não conhece pessoalmente o treinador da seleção principal. Mas tem certeza de que Mano já ouviu falar dele.
– Não falei com o Mano ainda, mas ele já deve me conhecer. Meu sonho é chegar à seleção e para isso tenho que dar o meu máximo em campo pelo São Paulo.