Quando não estão 100% fisicamente ou passam por maratona de jogos, craques como Cristiano Ronaldo, Messi e Ribery são poupados de amistosos de suas seleções e nem viajam junto com os demais jogadores, caso, por exemplo, do astro português no confronto da próxima terça-feira, em Boston, contra a seleção brasileira.
Já Neymar, que começou sua primeira temporada no Barcelona com uma anemia, poucos treinos e viajando o mundo, não deixa a seleção brasileira nem “por decreto” nos amistosos em que os direitos comerciais pertencem a uma empresa árabe.
Entre os titulares da seleção de Felipão, Neymar é o único que disputou todos os nove amistosos do time em 2013. E nada de refresco durante os jogos. Ele só foi substituído duas vezes nesses confrontos: no intervalo do jogo contra a Bolívia e quando faltavam dois minutos para o fim da partida contra a França, em Porto Alegre.
Nem no começo da temporada 2013/2014, quando a condição física está longe do ideal, Neymar é poupado: ficou em campo o tempo inteiro contra Suíça e Austrália. Lembrado que em amistosos o limite de substituições é gigante (geralmente são seis trocas).
Já nas cinco partidas oficias do Brasil em 2013, durante a Copa das Confederações, Felipão foi mais camarada com seu maior craque. Ele deixou o time antes do fim da partida em três oportunidades na campanha que deu o título ao Brasil.
O atacante do Barcelona soma 763 minutos em amistosos no ano. Nenhum outro jogador da seleção passou dos 700: o segundo colocado, o goleiro Júlio César, tem 630.
No caso de Neymar, amistoso está longe de ser algo leve. Ele apanha, e muito, nesse tipo de jogo. Segundo os números da Footstats, Neymar sofreu, por exemplo, quatro faltas contra os fortes, fisicamente, australianos..
VEJA OS MINUTOS DOS TITULARES EM CAMPO NOS AMISTOSOS DE 2013
Júlio César – 630
Daniel Alves – 540
Thiago Silva – 450
David Luiz – 499
Marcelo – 340
Luiz Gustavo – 272
Paulinho – 560
Oscar – 399
Hulk – 302
Neymar – 763
Fred – 403