Os três pontos foram garantidos primeiro pelo oportunismo do substituto de Luis Fabiano ao abrir o placar com quatro minutos. No segundo tempo, Guilherme aproveitou vacilo da ainda errante defesa são-paulina aos sete minutos e empatou, mas Lucas, aos 20, e Willian José, aos 29, sentenciaram o triunfo tricolor em Campinas.
A Ponte Preta, por sua vez, tentaria ganhar o mesmo meio-campo com três volantes e Renato Cajá solto para se mexer com Rodrigo Pimpão em busca de Leandrão, centroavante e referência da equipe. A estratégia de Gilson Kleina deu mais certo no início, tanto que Denis fez excelente defesa para evitar gol de Leandrão logo aos dois minutos.
Mas o outro centroavante em campo foi mais eficiente. Para sorte do Tricolor. Willian José dominou quase na marca do pênalti um chute errado de Cícero, venceu a disputa com seu marcador e tocou no canto esquerdo rasteiro de Lauro, fazendo 1 a 0 para os visitantes aos quatro minutos da partida no estádio do Moisés Lucarelli.
O gol motivou a equipe, que passou a adiantar seu meio-campo até a intermediária ofensiva, impedindo que a Macaca saísse com a bola. Jadson participava com toques de primeira, a maioria curtos, para não atrapalhar a dinâmica do time, que quase fez mais um em arremate de Maicon aos nove minutos.
A blitz de Leão, contudo, durou apenas dez minutos. Os ponte-pretanos voltaram a usar o trabalho de Leandrão como pivô e estiveram perto de marcar com Willian Magrã. Na sequência do lance, Ferron aproveitou vacilo da ainda confusa defesa do Tricolor para cabecear bem perto do travessão.
Em meio a tantos equívocos, o equilíbrio só foi desfeito antes do intervalo graças a Bruno Cortez, que cruzou uma bola na cabeça de Willian José – passou rente ao travessão – e, em jogada individual, obrigou Lauro a executar grande defesa. Mas faltava o acerto tático de posicionamento que Leão tanto busca.
No segundo tempo, sobrou um erro dos defensores do técnico. Logo aos sete minutos, o lateral Guilherme subiu entre dois marcadores para aproveitar cobrança de escanteio e testar sem chances para Denis, empatando o confronto. E Gilson Kleina já tinha mexido na equipe, trocando o volante Xaves pelo meia Enrico, que só não virou aos 14 minutos porque chutou fraco demais.
Diante de uma Macaca mais solta, o São Paulo reforçou sua marcação trocando o já imperceptível Jadson por Casemiro aos 19 minutos. E o volante, em uma de suas primeiras jogadas, acionou contra-ataque com Bruno Cortez, que cruzou rasteiro para Lucas recolocar a equipe à frente no placar, aos 20 minutos.
Era o que os visitantes precisavam. Inteligente na busca pelos três pontos, e rearrumado com Casemiro e Cícero mais úteis na posse de bola, o Tricolor sabia que poderia assegurar o triunfo em um contra-ataque. Ele ocorreu aos 29 minutos, com Lucas tocando para Willian José definir. A liderança, de novo, está com o clube do Morumbi.