Muricy só vê uma saída para o Santos: atacar o Barcelona

Data:

Compartilhar:

 

O técnico do Santos, Muricy Ramalho, foi ao Yokohama Stadium. Fã declarado do time de Pep Guardiola, ele acompanhou a goleada do Barcelona diante do Al Sadd. O treinador considera de verdade a equipe espanhola a melhor do mundo. E na decisão do Mundial Interclubes neste domingo (18), sabe que o favorito absoluto é o clube catalão. Mas mesmo assim, mandou um recado irônico, mas simbólico.



– O Santos vai incomodar um pouquinho.

Por trás do seu sorriso, a única saída possível para o Santos conseguir reverter todas as expectativas e voltar do Japão com o tricampeonato mundial: atacar o Barcelona. Muricy viu o massacre que foi o jogo de quinta-feira aqui em Yokohama. O treinador uruguaio Jorge Fossati tentou resguardar sua equipe montado duas linhas de marcação. A primeira com cinco jogadores na intermediária. E outra com quatro zagueiros fixos. Parecia futebol de botão. O Barcelona, com reservas, tocou a bola com tranquilidade, até fazer seus gols. Em ritmo de treino. Se quisesse apertar, faria pelo menos mais dois ou três.

Muricy vai usar o que seu time tem de melhor. A inteligência e técnica de Ganso, o talento de Neymar e o oportunismo de Borges. O Santos vai se defender com muito cuidado, mas esse trio aturará mais à frente e procurará tocar a bola no campo dos espanhóis. Não aceitar passivamente o domínio catalão. O treinador tem o apoio total de seus atletas, como o atacante Borges.

– O Santos não pode ficar na retranca. Nunca jogou dessa maneira. Foi buscando o gol a todo o momento que chegamos até a decisão do Mundial. Por isso, o melhor é continuar fazendo o que somos especialistas: buscar o gol. Não podemos aceitar que eles nos dominem.

Antes mesmo de o Barcelona enfrentar o Al Sadd, Neymar já avisava que o Santos seria ofensivo.

– O Barcelona é um grande time, mas nós também somos. E o Santos não é time para ficar só marcando. Vamos para cima deles também.

Ele e Ganso fizeram questão de acompanhar o jogo no estádio. Como Neymar já virou estrela mundial, as câmeras do estádio os mostraram juntos durante o jogo do Barcelona.

Mas enquanto a dupla analisava os pontos fracos da defesa catalã a serem explorados, como a lentidão de Puyol e a violência de Mascherano, Muricy Ramalho tinha outra preocupação. Além de definir por atacar também ao Barcelona, ele via na prática, in loco, o perigo que é deixar Durval na lateral esquerda. A improvisação do zagueiro não deu certo. O treinador santista estuda duas opções. As duas contam com a volta de Léo ao time. A dúvida nova é se Durval simplesmente deixa o time. Ou quem sai é Bruno Rodrigo, voltando Durval a atuar na sua posição.

Como Muricy quer mesmo ‘incomodar’ o Barcelona, pensa no que fazer com Elano. O jogador foi mal demais diante do Kashiwa Reysol. O treinador tem Allan Kardec que deixaria a equipe absolutamente ofensiva. Ou ainda surpreender apostando em Ibson. Assim o time teria três volantes: Henrique, Arouca e Ibson. Com essa trio, Ganso, Neymar e Borges não teriam nem de se preocupar tanto quando perdessem a bola no ataque. O time ficaria mais equilibrado.

Mas Elano se mantem calmo. Até demais. Como se tivesse a certeza de que continuará na equipe.

– Quem escala é o Muricy e sempre respeito as suas decisões. Ele tem de fazer o melhor para o Santos. E eu vou sempre concordar. Mas sei que posso ajudar. A minha experiência pode contribuir muito nesta decisão. Fisicamente me sinto cada dia melhor. Mas a decisão é toda dele. Tenho certeza que escalará o que for melhor para o Santos.

O elenco já ficou sabendo que no ensaio da premiação do campeão mundial, a organização da Fifa colocou o Barcelona como campeão ontem na simulação no Yokohama Stadium. Não é muito, mas é mais um trunfo psicológico para animar o time para a decisão de domingo. Arouca se mostrouconfiante em surpreender.

– O mundo está esperando que eles vão ganhar o título. O Santos quer e vai roubar a cena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas