MT registra 30 mil casos de dengue em apenas 6 meses

Data:

Compartilhar:

 

Em apenas seis meses, Mato Grosso já registrou 29.868 notificações de casos de dengue, um número quatro vezes maior do que o número de casos notificados no mesmo período do ano passado. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população para a circulação do vírus tipo 4 da doença na Capital, em Várzea Grande e em Nobres (142 km do Norte de Cuiabá).

Na Capital, o número de casos da doença assusta, por ser quase sete vezes superior ao total de notificações feitas em 2011. 

Foram 9.616 casos registrados, no período compreendido entre 1º de janeiro e 29 de junho deste ano, contra apenas 1.041 notificações da doença, no ano passado.

Sinop (505 km ao Norte da Capital) também já registrou um número alto de casos da dengue, durante o primeiro semestre deste ano. Foram 3.355 notificações em 2012, contra 1.246 casos registrados em 2011.

Enquanto isso, em Várzea Grande, a situação também é preocupante. Foram registrados 1.956 casos de dengue, enquanto o primeiro semestre de 2011 teve apenas 282 notificações da doença.

Dos casos registrados em todo o Estado, 108 foram manifestações graves da doença, sendo que 76 deles foram registrados apenas em Cuiabá e Várzea Grande. 

Além disso, nove óbitos por dengue foram confirmados em Cuiabá (4), Sinop (2), Aripuanã (1), Sorriso (1) e Tangará da Serra (1).

Prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância de a população seguir as medidas simples de prevenção, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, não agravando ainda mais o quadro de doenças registradas no Estado.

Entre as recomendações dadas pela pasta estão: manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente; limpar regularmente calhas e lajes, a fim de não acumular água parada; e encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas.

Além disso, a população deve jogar no lixo qualquer objeto que possa acumular água, como latas, potes e garrafas vazias. 

O lixo deve ser armazenado em sacos plásticos bem lacrados e fora do alcance de animais. Em caso de lixeiras, a orientação é para que as mantenham sempre bem fechadas.

Ações

Por meio da assessoria de imprensa, a SES informou que continua monitorando, por meio de exames laboratoriais, quais sorotipos da dengue estão em circulação no Estado. 

Até o momento, os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta.

Segundo a pasta, o MT Laboratório está equipado e preparado para a ação, que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da Dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...