Morre pesquisador que descobriu a ferrugem asiática

Data:

Compartilhar:

Descobridor da ferrugem asiática na soja e conhecido como o ‘pai do vazio sanitário’, o pesquisador José Tadashi Yorinori, 72, faleceu por volta das 22h30 da noite desta segunda-feira (13), em Londrina (PR). Ele sofreu uma parada cardíaca quando se preparava para fazer uma tomografia do abdômen para descobrir a causa de um problema digestivo que começou há três dias.


Em nota, o Sistema Famato lamentou a morte do pesquisador e exaltou que Yorinori era conhecido pela dedicação, disposição e sabedoria nas pesquisas científicas realizadas em prol do desenvolvimento da soja.


Formado em Agronomia, Tadashi tinha mestrado e doutorado em fitopatologia. Trabalhou no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), na Embrapa Soja e era consultor. Também colaborava com outras entidades como a Fundação MT e a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).


“Para o agronegócio brasileiro é uma grande perda. Tadashi foi um grande homem, pesquisador e dedicado aos estudos que beneficiaram o setor produtivo. Aos familiares nossos sinceros sentimentos”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.


Para o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, Tadashi é um dos principais personagens quando se fala na soja no Brasil.


“Tadashi foi uma pessoa ímpar na condução, principalmente, da cultura da soja. Ele foi fundamental para o sucesso da soja no Brasil. Foi uma pessoa que dedicou a vida por essa cultura e, por isso mesmo, merece nossa homenagem e lembrança eterna”, disse Dalcin.


Diretor técnico da associação e amigo pessoal de Tadashi, Nery Ribas lembra do perfil do pesquisador. “O exemplo do doutor Tadashi é o que fica. Ele sempre demonstrou serenidade, humildade e muito conhecimento. Agregava pessoas ao seu lado pelo carisma e sempre foi muito respeitado no mundo da agricultura. O Brasil perde uma autoridade da Fitopatologia e nós perdemos um grande amigo e parceiro de longas jornadas. Que Deus conforte e ilumine a dor da família”.


O senador Cidinho Santos (PR) também lamentou o falecimento do pesquisador. “Doutar Tadashi deixa um legado imensurável ao agronegócio mundial. Uma grande perda para o Brasil. Desejo que Deus conforte os corações de amigos e familiares”. 

 

O local e horário do velório ainda não foram informados. (Com Assessoria)


FONTE: Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...