Talvez a maior dor sofrida pelos torcedores do Cruzeiro na última década tenha sido a derrota, no Mineirão, para o Estudiantes (ARG) na decisão da Copa Libertadores 2009. Na edição do torneio deste ano, os times se enfrentam na primeira rodada, nesta quarta-feira (16), às 22h, em Sete Lagoas (MG). Para se vingar do vice-campeonato, a Raposa aposta em alguém que não estava naquela final, mas que encampou o espírito de revanche.
Destaque mineiro, o argentino Montillo chegou ao clube apenas no segundo semestre de 2010. Contudo, na Toca da Raposa já ouviu bastante sobre o sofrimento causado por aquele revés por 2 a 1, após empate sem gols na Argentina. Por isso, planeja vingar seus torcedores.
Montillo elege futebol brasileiro o 'mais difícil'
– Essa estreia vai ser uma revanche da final de 2009. Eu não estava no Cruzeiro na época do vice-campeonato da Libertadores, mas sei que até hoje isso não foi completamente esquecido no clube.
Aos 27 anos, o camisa 10 nunca ganhou o destaque que tem em solo brasileiro no futebol argentino. Revelado pelo San Lorenzo (ARG), pouco foi aproveitado pela equipe, indo brilhar no Chile, quando levou a Universidad do Chile às semifinais da Libertadores em 2010, eliminando o Flamengo da competição.
Camisa nova do Cruzeiro relembra primeiro uniforme
– Não acho que serei mais visado em campo pelas minhas atuações no torneio do ano passado. Outros jogadores foram bem também. Todo mundo entra para ganhar e o Cruzeiro, pela grandeza que tem, pensa dessa forma.
Em campo, Montillo e seus companheiros precisarão esquecer a derrota sofrida no sábado (12) para o Atlético-MG, pelo Campeonato Estadual. A Raposa perdeu por 4 a 3 e o volante Henrique quer que a atuação apática do primeiro tempo não se repita.
Dupla pode bater recorde na Libertadores
– Foi bom apenas para mostrar que a gente não pode entrar da mesma forma diante do Estudiantes. Valeu como teste para a Libertadores, mas temos de esquecer o resultado.
Para corrigir os erros da defesa, o técnico Cuca deve promover a entrada do zagueiro Victorino, que atuou com Montillo na Universidad do Chile em 2010. O uruguaio foi regularizado e deve iniciar a partida com a missão de marcar o atacante Gastón Fernández.
Confira também
O centroavante foi eleito por Montillo, ao lado do veterano Verón, dois dos destaques do time argentino, que integra o Grupo 7 ao lado do Cruzeiro. Completam a chave o Tolima (COL), que eliminou o Corinthians na Pré-Libertadores, e o Guarani (PAR).
– Vamos precisar entrar em campo muito concentrados, pois o Estudiantes tem uma equipe experiente e de muita qualidade. Já enfrentei alguns jogadores que estão lá nos tempos em que atuava no futebol argentino. Precisaremos ter muita atenção, principalmente, com Verón e Fernandéz.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO x ESTUDIANTES (ARG)
Local: estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 16 de fevereiro de 2011, quarta-feira
Horário: 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Assistentes: Milcíades Saldívar e Carlos Cáceres (ambos do Paraguai)
CRUZEIRO: Fábio; Pablo, Victorino, Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Cuca
ESTUDIANTES: Orión; Federico Fernández, Desábato e Re; Gabriel Mercado, Braña, Leandro Benítez e Nelson Benítez; Verón; Pérez e Gastón Fernández
Técnico: Eduardo Berizzo