
Uma modelo ficou três anos sem conseguir pronunciar nenhuma palavra, por conta de uma rara doença na garganta. Só que, com muitas cirurgias e terapias, ela conseguiu voltar a falar outra vez.
Sophie Whitelock, hoje com 24 anos, de Romford, na Inglaterra, foi "obrigada" a ficar quieta por conta de uma lesão nas cordas vocais, por causa de um pólipo (um tipo de caroço na membrana).
Era tão grave que falar doía demais e fazia a garganta fechar. A situação ficou tão complexa que ela mal conseguia trabalhar e viver sua vida social, ela disse ao tabloide britânico The Sun.
— Foi há três anos, quando eu comecei a perder minha voz. Eu trabalhava em um call center e as pessoas estavam comentando que parecia que eu estava rouca por um tempo.
Sophie disse que no começo não fez muita diferença, mas com o tempo ela parou de sair de casa. Perdeu os amigos, quase perde o emprego e não conseguia "nem pedir uma xícara de café".
Foram várias cirurgias. Mas, mesmo após a retirada do problema, os pólipos continuam voltando, e ela pode ficar sem falar outra vez.
Ela conseguiu voltar a falar agora em março, após a quarta cirurgia.
Para falar com seu namorado, que mora longe dela, ela precisa mandar SMS — já que telefonemas não ajudam. Segundo ela, até pedir comida no restaurante estava difícil.