Ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu o início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) em Mato Grosso. Anúncio foi feito durante evento de concessão da BR-163 ao governo de Mato Grosso, realizado no início da tarde desta quinta-feira (4), em Brasília.
Durante sua fala, o ministro elogiou a solução encontrada pelo governo estadual para solucionar os entraves em torno da rodovia. Posteriormente, Filho detalhou as discussões do governo federal sobre as ferrovias, destacando o início das obras da FICO.
“Há muitos anos o estado de Mato Grosso espera a chegada de uma ferrovia, o que vai acontecer exatamente agora. Não tem sentido que um estado com tão grande produção seja obrigado a transportar 100% do que produz por rodovias no século 21”, destacou o ministro.
“O presidente Lula está acompanhando isso, o governador também, e nós vamos soltar nos próximos meses aí as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que pode se transformar em um corredor chamado FICO-FIOL. Uma ferrovia de integração Oeste-Leste na Bahia para facilitar o escoamento da produção do Brasil central”, disse.
FICO é desenhada para que seu traçado tenha início na cidade de Mara Rosa (GO) a Água Boa, produzindo assim um corredor de escoamento da produção mediante a ligação com a ferrovia Norte-Sul e o Porto de Itaqui (MA).
Com investimentos de R$ 2,7 bilhões, e previsão de gerar 4,6 mil empregos, a nova linha férrea terá 383 km.