A sonda Messenger se chocou contra a superfície de Mercúrio nesta quinta-feira (30/04) às 16h26 (horário de Brasília), afirmou a Nasa (agência espacial americana).
Com o impacto a uma velocidade de 14.080 km/h, que deixou uma cratera de 16 metros no planeta, chega ao fim a missão que contribuiu para conhecer melhor um dos planetas mais difíceis de pesquisar.
Como planejado, a sonda ficou sem combustível após completar 4.105 voltas em torno do planeta. A missão, que custou 427 milhões de dólares, foi lançada em 2004.
Em 2011, a Messenger se tornou a primeira sonda a orbitar no entorno de Mercúrio. De acordo com a Nasa, durante os quatros anos que ficou na órbita do planeta, a sonda coletou e enviou à Terra mais de 277 mil imagens.
Até o lançamento da Messenger, a única sonda a visitar Mercúrio tinha sido a Mariner 10, na década de 1970, também da agência espacial americana. Enquanto a missão da primeira foi de sobrevoo e órbita, a segunda somente sobrevoou o planeta.
Os próximos “visitantes” de Mercúrio deverão ser um par de satélites chamados BepiColombo, que serão lançados pelos europeus e japoneses em 2017 e chegar entrar na órbita de Mercúrio em 2024.
FC/ap/rtr/efe