Menino da Vila brilha em ex-clube de Romário e Ronaldo

Data:

Compartilhar:

 

Acostumados a vibrar com os gols de Romário e Ronaldo nas décadas de 80 e 90, os torcedores do PSV Eindhoven, da Holanda, hoje idolatram um brasileiro que se caracteriza justamente por evitar que a rede balance.

Contratado pelo clube em 2010, o zagueiro Marcelo, criado nas categorias de base da Vila Belmiro, vem repetindo um feito que Alex, hoje no futebol francês, alcançou. Conquistou o respeito de companheiros de equipe e de torcedores com seu futebol simples, mas eficaz.

Depois de passar dois anos no futebol polonês com a camisa do Wilsa, enfrentar temperaturas abaixo de 25° e de se familiarizar ao futebol europeu, Marcelo não encontrou dificuldades para se adaptar ao técnico estilo holandês, conforme revelou em entrevista exclusiva para o R7.

Inter de Milão oferece quase R$ 50 mi por Lucas

— Esse tempo na Polônia me ajudou bastante na adaptação.  Eu já estou há dois anos aqui na Holanda, completamente adaptado, e minha família também. Tudo o que tinha que passar de ruim passei no primeiro ano na Polônia com frio de menos 25 graus, dedos congelados.  Depois disso tudo fica mais fácil.

Aos 25 anos, Marcelo não tem a expectativa de figurar na lista de Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres, mas quando o assunto é uma possível convocação para defender a seleção principal, a resposta é positiva.

O jogador também falou sobre a atual carência de zagueiros na base do Santos e apostou que novos bons valores surgirão se o técnico Muricy Ramalho der oportunidade.

Saiba um pouco mais do último bom zagueiro revelado nas categorias de base do Peixe a ter sucesso como titular na entrevista completa abaixo.

R7 – Como você vê o atual estágio do futebol holandês, vice-campeão mundial? Eles têm chances de ganhar a Copa aqui no Brasil ou a Euro 2012?

Marcelo – Eu vejo a seleção holandesa como uma grande seleção. Mostraram isso na ultima Copa do Mundo contra o Brasil e eles têm força para chegar longe. Acredito que a Holanda está perto de ser campeã mundial e é uma candidata fortíssima para o titulo da Euro 2012. 

R7 – Como foi sua adaptação ao futebol local?

Marcelo
 – Foi fácil , porque estive dois anos antes na Polônia. Esse tempo na Polônia me ajudou bastante na adaptação.  Eu já estou há dois anos aqui na Holanda, completamente adaptado, e minha família também. Tudo o que tinha que passar de ruim passei no primeiro ano na Polônia com frio de menos 25 graus, dedos congelados.  Depois disso tudo fica mais fácil em questão de comida, cultura. Hoje eu faço parte dela.

R7 – Sente saudades do Santos?

Marcelo
 – Sim, claro. Eu tive bons momentos no Santos, time que me revelou para o futebol e tem grande parte por eu estar aqui hoje. A atmosfera do time no Brasil é diferente, no vestiário todos brincando, conversando. Apesar de eu falar inglês, holandês e polonês, não é a mesma coisa de estar no seu País.

R7 – Tem acompanhado a onda de títulos que invadiu a Vila Belmiro?

Marcelo
 – Estou sempre acompanho os jogos do Santos. Às vezes fico acordado até um pouco mais tarde pra ver esse Santos que está surpreendendo a todos. Eu já fui campeão paulista pelo Santos e é uma sensação maravilhosa. Torço muito para que ganhe muitos e muitos títulos.

R7 – Apesar de todas as conquistas, o Santos ainda é criticado pela defesa, que hoje é formada por dois jogadores experientes (Edu Dracena e Durval). Por que você acha que não surgem mais meninos da Vila na defesa, como você e o Alex?

Marcelo
 – Acredito que o Santos ainda tem bons zagueiro na sua base. Imagino que esses jogadores precisam ser tratados com um pouco mais de carinho, como acontece com os atacantes. É questão de dar oportunidades e jogador só pega experiência e confiança jogando. Acho que podem falar o que for, mas o time está sendo campeão, então, essas criticas logo são esquecida quando se ganha.

R7 – Pensa em retornar ao futebol brasileiro em breve? Voltaria se tivesse proposta?

Marcelo 
– Penso em voltar um dia sim, mas não em breve. Eu estou apenas começando meu ciclo aqui na Europa e tenho muitos planos, sonhos. Acredito que ficando aqui posso estar mais perto deles. O Brasil e o País perfeito pra jogar futebol e eu espero voltar um dia.

R7 – E seleção: o Mano tem chamado David Luiz, Luisão, Thiago Silva. Sonha com uma oportunidade?

Marcelo
 – Claro que sonho jogar um dia pela seleção brasileira.  Esse é um dos motivos pelos quais estou aqui na Europa. Eu acredito que jogando boas temporadas seguidas as oportunidades vão aparecer. Um bom exemplo e que o zagueiro Alex, ex-Santos e ex-PSV, que chegou na seleção jogando também pelo PSV. Imagino que estando bem aqui também posso chegar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas