O McDonald’s venezuelano encontrou uma alternativa para a falta de batatas fritas: a substituição por porções de mandiocas fritas, saladas ou mini-arepas, salgado típico.
De acordo com a operadora da franquia no país – Arcos Dorados, mesma empresa que gerencia no Brasil -, um impasse entre empregadores e trabalhadores portuários na Costa Oeste americana é a causa do problema: os operários se recusam a embarcar os produtos em retaliação.
A população, entretanto, acredita que o não fornecimento é devido à crise econômica, cada vez mais profunda, que o país enfrenta. Consumidores, inclusive, têm desistido de comprar lanches da rede, principalmente o McLanche Feliz.
John Toaspern, diretor de marketing da US Potato Board, representante dos produtores de batatas norte-americanos, comentou que as importações venezuelanas caíram em grande proporção no ano passado. Nos dez últimos meses de 2014, apenas 14% do volume comprado no ano anterior foi adquirido pela Venezuela.
Em nota aos consumidores, a lanchonete afirmou encontrar uma solução para o problema. Enquanto isso, continuará “proporcionando a experiência McDonald’s aos clientes com alternativas 100% venezuelanas”.