Mato Grosso registra aumento de 63% em casos de dengue

Data:

Compartilhar:

Em um ano, o número de casos de dengue aumentou 63% em Mato Grosso. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério da Saúde. Os números são referentes do início do ano até o dia 18 de abril. A região Centro-Oeste é uma das mais atingidas em todo país, com 560,7 casos para cada 100 mil habitantes (85.340 casos no total).

Nos 4 primeiros meses de 2014, o Estado registrou 3.934 casos. Já este ano, o número saltou para 6.434. No último balanço divulgado pelo boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso registrou um óbito no total, sendo que sete foram informados. As outras seis mortes estariam sob investigação.

Ainda de acordo com o balanço no Estado, Mato Grosso contabiliza quarenta cidades em situação de alerta e quatorze em estado de risco. Segundo a SES, os municípios de Araputanga, Rio Branco e Santa Carmem apresentaram os maiores índices de infestação, acima de 3,9%. Sinop e Cuiabá são os municípios que apresentaram os maiores números de notificações, com 1.018 e 432 casos, respectivamente, conforme números divulgados no último dia 12 de abril.

Os dados, até então, não foram alterados pela secretaria estadual. A expectativa é que os números sejam atualizados dentro de 30 dias.

Reforço

A Secretaria de Saúde informou que a responsabilidade quanto ao aumento do número de casos de dengue é dos municípios, mas que estará reforçando o apoio, além de orientações, junto às regiões mais atingidas pela doença. O Estado está com uma campanha de combate à dengue desde março deste ano.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarão, informou que a Secretaria de Saúde vai intensificar as ações de rotinas das equipes que trabalham em combate à doença. Além disso, a pasta vai verificar os municípios de maior incidência e cobrar as atividades de educação, oferecido tanto aos profissionais quanto à população.

“Vamos atualizar o plano de contingência e verificar o aumento significativo do caso de dengue. Estaremos monitorando os municípios de maior incidência e aumentar a coleta do material biológico para constatar quais são os vírus que estão circulando nestas regiões”, ressaltou.

Brasil

Em todo país, há um registro de 745,9 mil casos de dengue, o que corresponde a um aumento de 234,5% em relação ao ano passado, que registrou 223,2 mil casos da doença.
A região Centro-Oeste ficou em segundo lugar, no caso de maior incidência de dengue, perdendo apenas para o Sudeste que contabilizou 575,3 casos para cada 100 mil habitantes (489.636 casos no total).

Segundo a pasta, foram confirmadas 229 mortes causadas pela doença nas 15 primeiras semanas do ano – um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 158.

Além disso, até o dia 18 de abril, foram registrados 404 casos graves de dengue – aumento de 49,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 270 casos graves.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas