Mato Grosso pede doações para vítimas de incêndio

Data:

Compartilhar:

Diante da situação dramática dos moradores de Marcelândia , alvo de um incêndio que destruiu boa parte da cidade, na quarta-feira (11), o Governo do Estado e a sociedade civil organizada uniram forças para ajudar na reconstrução e dar apoio aos moradores que perderam tudo na tragédia.

A Campanha Humanitária ‘Fênix Ressurgindo das Cinzas', lançada na manhã desta sexta-feira (13), tem como objetivo o atendimento das famílias atingidas pelo fogo e a sensibilização da população para os riscos das queimadas.

Algumas medidas emergenciais já foram tomadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), com o envio de cestas básicas, cobertores, filtros e água potável.

"Queremos que as famílias de Marcelância se sintam abraçadas pelo Poder Público Estadual, assim, além das medidas iniciais, estão sendo realizados estudos de viabilidade para liberação de recursos para reconstrução das casas destruídas", disse a secretária-adjunta de Cidadania da Setecs e também coordenadora da campanha, Vanessa Rosin.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, major BM Agnaldo Pereira, Mato Grosso possui diversas regiões de queimadas que devem ser beneficiadas pela campanha. "Vivemos hoje uma situação que, onde tem assentamento tem focos de incêndio. Peixoto de Azevedo, por exemplo, recentemente teve várias fazendas queimadas e a morte de diversos animais", disse ele.

Instituições da sociedade civil organizada, como Rotary Club, Lions Club, Maçonaria, Cruz Vermelha filial Mato Grosso, também estão unidas na campanha para arrecadação de donativos e a mobilização de pessoas dispostas a ajudar a quem precisa.

"Todos nós estamos empenhados em prestar atendimento aqueles que, neste momento, precisam da nossa solidariedade. O Estado já tomou as medidas cabíveis para a situação, mas infelizmente o clima seco e a baixíssima umidade do ar são fatores que contribuem para o aparecimento de outros focos de calor e novas vítimas", disse o representante do Rotary, Paulo Wolkman.

O representante do Lions Club Internacional, Vadir Lacerda, anunciou a doação de dez mil dólares (cerca de R$ 18 mil) para a campanha, além de disponibilizar a equipe médica do Instituto Lions da Visão para atendimento das vítimas do Estado.

A Defesa Civil doou mais 40 colchões e com a possibilidade de queda na temperatura, a Setecs já providenciou a doação de novos cobertores também. Postos de arrecadação de donativos foram montados em todo o Estado.

Postos de arrecadação

• Setecs – Av. Transversal B, s/n, Centro Político Administrativo;
• Sede da Defensoria Pública do Estado, no Centro Político Administrativo;
• Todos os Quarteis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado;
• Sede da Cruz Vermelha, na Avenida do CPA, ao lado do Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá;
• Ganha Tempo, na Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá
• Postos do Sine em Cuiabá e Várzea Grande
• No Norte de Mato Grosso, também nas sedes locais da Defensoria nos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Sinop, Vera, Terra Nova do Norte e Alta Floresta.

O Governo do Estado convida outras instituições da sociedade civil organizada, Prefeituras Municipais e todos os interessados em contribuir com a campanha.

Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas pelos telefones 3613-5753, 3613-8400 e 3641-2629.

Com informações da Secom-MT

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas