Mato Grosso é 6º onde população menos vive com ¼ de salário mínimo

Data:

Compartilhar:



Mato Grosso está entre os Estados em que há proporção da população que menos vive com ¼ de salário mínimo per capta. Em 2014 (quando o salário valia R$724) ocupava a sexta colocação com índice 3,2 ante 6 em 2004 (período que somava R$ 260). 

Os números fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). 

Os números mostram que Santa Catarina lidera com menos proporção da população vivendo com ¼ de salário, com índice 1,4 ano passado. Em seguida aparece São Paulo com 2,2; Mato Grosso do Sul com 2,5, Distrito Federal com o mesmo índice e Paraná com 3,2. O Maranhão é o estado em que há mais habitantes vivendo com o valor, 23,6. 

O IBGE destaca que “as regiões Norte e Nordeste do País concentram as maiores proporções de pessoas que vivem com até ¼ de salário mínimo per capita. 

Este comportamento reflete, em larga medida, as históricas desigualdades regionais produzidas ao longo do processo de desenvolvimento brasileiro, tanto em termos de condições de vida quanto de crescimento econômico”.

 Conforme o instituto, “para esses grupos na base da pirâmide, supõe-se que as outras fontes refiram-se às transferências governamentais, uma vez que os rendimentos provenientes de alugueis, bônus, aplicações financeiras, etc., que também as compõem, não são comuns aos estratos de mais baixa renda”.














Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto:assessoria/arquivo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas