Maria Helena vai priorizar contratação de juízes em 2021

Data:

Compartilhar:

Noelisa Andreola/GD

Eleita presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), a desembargadora Maria Helena Póvoas afirmou que irá priorizar a ampliação do corpo técnico do 1º grau de jurisdição em detrimento da entrada de 9 novos desembargadores no Poder Judiciário em 2021.


“Nós temos comarcas que estão em situações bastantes precárias com a falta de juízes, precisamos suprir as comarcas da falta desses magistrados”, alegou em live nesta segunda-feira (30).


Segundo a desembargadora, existem comarcas que ficam distantes das cidades polos e isso acarreta em desgaste para o magistrado que precisa atender todas as demandas daquela região.


“Os juízes que estão nos polos ficam atendendo essas comarcas e isso traz prejuízo para o trabalho dele enquanto magistrado e enquanto cidadão ao se deslocar para outra comarca toda semana para realizar audiência e acudir todos os problemas que aportam no judiciário”, explicou.


Em relação a entrada dos 9 desembargadores aprovada pela Assembleia Legislativa em maio, a magistrada salientou que depende de quanto será o valor do duodécimo repassado pelo governo do Estado em 2021. A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo já tramita na AL com os valores definidos para despesas e receitas.


“A prioridade para preenchimento de qualquer vaga é a receita para poder bancar essa despesa, então nós estaremos avaliando  de acordo com duodécimo que nos for repassado pelo Poder Executivo”.


A presidente ainda comentou sobre a possibilidade de realizar esse processo em etapas. “Se possível de uma só vez (a chamada) ou de forma escalonada. Primeiro precisamos ter uma visão que chegará e aportará o Poder Judiciário”, finalizou.

 

Concurso

 

O chamamento de novos juízes será realizado após a finalização do concurso que já está em adamento, porém teve que ser interrompido por causa da pandemia da covid-19. A fase oral que é feita de forma presencial ainda não possui data marcada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...