Manifestantes pedem o fim da monarquia espanhola após rei Juan Carlos 1º abdicar

Data:

Compartilhar:

Milhares de espanhóis saíram às ruas do país para pedir o fim da monarquia

Logo após o anúncio do rei Juan Carlos, o movimento antimonarquia reuniu milhares de pessoas em Valência exigindo um referendo popular para acabar com a família real do paísEFE
Movimento ocupou várias cidades do paísReuters

Milhares de espanhóis, em várias cidades do país, saíram às ruas nesta segunda-feira (2) para pedir o fim da monarquia, poucas horas depois de o rei Juan Carlos 1º ter anunciado que deixará o trono.

Os movimentos antimonarquia da Espanha aproveitaram o momento em que se encerra o reinado de Juan Carlos para pedir uma consulta popular sobre a permanência ou não da família real como parte do Estado espanhol.

Foram identificadas manifestações em cidades importantes como Madri, capital do país, Barcelona e Valência.


As manifestações até o momento foram pacíficas e devem se intensificar nos próximos dias. 

A Espanha está com dificuldades para deixar a crise financeira para trás e têm batido recordes de desemprego. Assim, a população passou a questionar a necessidade de se manter uma família real atuante, já que o Estado está com poucos recursos para manter até mesmo os serviços básicos, como saúde e educação.

Para piorar a imagem da monarquia do país, a infanta Cristina, filha do rei Juan Carlos, foi acusada recentemente de estar envolvida em casos de corrupção.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas