Mais de 8 mil veículos foram emplacados em MT em janeiro

Data:

Compartilhar:

 

O ano de 2012 começou com boas perspectivas para o segmento automotivo em Mato Grosso. Mesmo com a tradicional queda na procura por veículos devido às férias e gastos com festas de final de ano, o segmento demonstrou força e emplacou 8.189 unidades no período. O número sobressai em 16,72% o registrado em janeiro do ano passado.
 
Segundo o relatório divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), foram emplacados 2.685 no segmento automóveis (veículos de passeio) em janeiro deste ano contra 2.241 emplacamentos dessa categoria no mesmo período do ano anterior. Na relação, o aumento é de 19,81%.

Já o segmento de comerciais leves (caminhonetes) registrou 1.044 emplacamentos no último mês, elevação de 22,54% ante os 852 emplacamentos de 2011.
 
Segundo o diretor regional da Fenabrave-MT, Manoel Guedes, o fato de haverem muitos veículos 2011/2012 no estoque influenciou essa condição, pois as concessionárias realizaram promoções e procuraram atrair os consumidores neste início de ano com oferta de juros subsidiados e outras vantagens. “O que estamos observando é que apesar de o volume de vendas estar crescendo, o volume de ofertas de novos modelos cresce em uma velocidade maior ainda, o que tem deixado o comprador mais disputado pelos revendedores”, analisa.
 
O segmento de caminhões apresentou aumento de 39,58% em relação a 2011. Foram comercializados 335 veículos da categoria em janeiro deste ano contra 240 no ano anterior. O setor de motocicletas contou 4.118 novos veículos nas ruas de Mato Grosso, enquanto no ano passado esse número foi de 3.669. A elevação percentual foi de 12,24% no período.
 
O único dado negativo registrado pela Fenabrave-MT diz respeito ao segmento de ônibus, com apenas sete vendas em janeiro. O diretor regional da Fenabrave, Manoel Guedes, explica que esse número não causa preocupação ao setor. “Sabemos que o segmento é movido por compras pontuais, o que torna difícil a comparação, visto que em um mês pode haver uma grande compra, uma renovação de frota, e por isso os números sobem muito, enquanto em outro mês a movimentação é fraca”, observa.
 
Manoel Guedes destaca que mais uma vez, o Estado de Mato Grosso registrou média acima da nacional. “O Brasil apresentou crescimento de 8,85% no último mês em comparação com janeiro de 2011. Mato Grosso obteve o dobro do crescimento, e essa tem sido a tendência dos últimos meses”, pontua Guedes.
 
A Capital de Mato Grosso acompanhou o ritmo do Estado. No confronto com janeiro de 2011, Cuiabá registrou aumento de venda em todos os segmentos, exceto no de ônibus. Foram 2.452 veículos comercializados, contra 2.068 no ano anterior. Desse total, 1.247 representam o segmento de automóveis, 407 são comerciais leves, 53 caminhões, um (1) ônibus e 744 motocicletas. A elevação no índice geral foi de 18,57%.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas