Sissy Cambuim, repórter de A Gazeta
Mais 50 candidatos aos cargos de deputado estadual e deputado federal tiveram que efetuar o pedido de registro individual de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE). De acordo com a legislação, nos casos em que a coligação ou partido não apresentar a documentação para o pedido de registro de candidato, cujo nome tenha sido aprovado na convenção partidária, o mesmo pode fazê-lo de maneira individual. O prazo para isso encerrou às 19 horas de ontem (9).
Com a publicação dos editais com a lista de novas candidaturas apresentadas no Diário Eletrônico da Justiça eleitoral (DEJE) que circula hoje (10), está aberto o prazo de cinco dias para apresentação de impugnação aos pedidos efetuados.
Para as candidaturas majoritárias não foi efetuado nenhum pedido de registro individual. A maior quantidade dos registros protocolados nesses últimos dias, mais de 30, foram de candidatos às cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Durante o período para o registro das coligações, foram computadas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 91 candidaturas a deputado federal e 280 candidaturas a estadual. Com a abertura do prazo para o registro individual, os concorrentes a uma vaga na Câmara dos Deputados somam 102, enquanto aqueles que querem integrar o Legislativo Estadual chegaram a marca de 319.
Mesmo diante do aumento de pedidos de registro, o número total de candidaturas para os oito cargos em disputa ficou abaixo da expectativa da Justiça Eleitoral. A estimativa do presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira, era de até 480 candidaturas em Mato Grosso, mas apenas 449 tentam disputar o pleito.