O governador Blairo Maggi e o prefeito de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), Zé Carlos do Pátio, voltaram a se encontrar, neste sábado (6), durante a inauguração de obras na cidade. O republicano e o peemedebista não falaram de política, mas tiveram tempo para trocar palavras.
O vice-governador Silval Barbosa também participou do evento, depois de ter tentado, em vão, convencer Pátio a aderir ao projeto de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, na noite de sexta-feira (5), durante encontro da cúpula do PMDB.
Nesse encontro, o presidente regional do partido, deputado federal Carlos Bezerra, tachou Pátio de "traidor" por optar pela pré-candidatura do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB).
Maggi e Pátio não discursaram durante a entrega de obras na manhã deste sábado. Foram entregues a pavimentação e a urbanização das vias urbanas e do estacionamento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além da construção da sede da União Municipal dos Estudantes secundaristas de Rondonópolis.
Segundo Maggi, essas obras vão garantir a acessibilidade dos estudantes, bem como fortalecer as bases estudantis e os movimentos político-sociais que surgem nesse meio. Durante a solenidade de inauguração do asfalto e urbanização do campus, Maggi recebeu da reitora da universidade, Cecília Fukiko Kimora, o projeto de emancipação da unidade, para que ela se torne Universidade Federal de Rondonópolis, deixando então de ser uma veia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Maggi disse que vai continuar lutando pela concretização desse sonho tão antigo da população desse polo que se tornou Rondonópolis, mas fez questão de "dividir" a responsabilidade com o vice-governador Silval Barbosa, e pediu que, no dia 31 deste mês, data em que ele assumirá de vez o Governo, tome para si a bandeira da emancipação do campus da UFMT.
"O conhecimento adquirido aqui vai atrair empresas, melhorar mais ainda a economia e fazer com que Rondonópolis continue sendo esse fenômeno econômico e social que é. Simbolicamente, gostaria de passar esse projeto para as mãos do Silval para que como governador, ele continue lutando pela educação e por essa instituição", disse Maggi.
Silval agradeceu e aceitou o desafio de junto com a bancada de parlamentares federais de Mato Grosso, levar a emancipação do campus da UFMT de Rondonópolis adiante.
Durante seu discurso, a reitora agradeceu o Governo do Estado pela obra de aproximadamente R$ 800 mil dentro do campus. "Essa é a primeira vez que um governo estadual coloca em suas políticas, esse campus", disse Fukiko.
Depois, Maggi, Pátio e Silval inauguraram a sede da União Municipal dos Estudantes secundaristas de Rondonópolis (UMES). O governador falou aos estudantes sobre a importância do movimento estudantil e das discussões políticas que acontecem, geralmente, em centros como o que foi entregue essa noite. "O movimento estudantil é um fábrica de líderes, daqui com certeza sairão os nossos futuros políticos", disse.
O governador ainda entregou a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de vias urbanas nos bairros Monte Líbano, Liberdade I e II, Jardim Tropical, Jardim Rivera, Jardim Ebenezer, Morada dos Bandeirantes e Vila Canaã.
Com informações da Secom-MT