O Santos não precisou de seu principal jogador na temporada para vencer pela quinta vez no Campeonato Paulista. Com Lucas Lima suspensou, coube ao substituto Rafael Longuine marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Água Santa.
Com 18 pontos, o Santos segue tranquilo na liderança do grupo A, com quatro pontos a mais que o São Bento, segundo colocado, e abrindo cinco do Linense, terceiro colocado. Enquanto isso, o Água Santa é o terceiro colocado do grupo D, cinco pontos atrás do Red Bull, segundo colocado.
1 a 0 foi pouco
Desde os primeiros instantes do jogo, o Santos não deu a menor chance para a equipe de Diadema. Gabriel teve a chance de fazer o primeiro aos dois minutos e, aos seis, serviu Thiago Maia, que parou no goleiro Richard.
Aos 23, Zeca cruzou na esquerda e Gabriel emendou de primeira, carimbando a trave direita do Água Santa. Cinco minutos depois, porém, a bola iria balançar a rede. Victor Ferraz tocou para Rafael Longuine dentro da área. O atacante, revelação do último Paulistão, bateu cruzado, a bola desviou em Eli Sabiá e entrou rente ao poste esquerdo de Richard.
Mesmo depois do primeiro gol, a pressão santista continuou. Longuine quase ampliou aos 41, e o as chances continuavam a sair com facilidade, principalmente pelo lado direito do ataque santista.
com um a mais
Após o intervalo o Santos seguiu dando trabalho para Richard, mas Vanderlei também começou a ser ameaçado. O goleiro do Água Santa apareceu bem na cobrança de falta de Renato, aos três minutos, e no chute de Gabriel, aos 10. Mas Rafael Santiago também fez o santista se esticar para evitar o empate, aos sete.
A situação do time de Diadema ficou mais complicada com a expulsão de André Rocha, que matou o contra-ataque com falta em Longuine. Só que a vantagem númerica não refletiu muito no jogo do Santos, que pareceu ter perdido um pouco de seu ritmo e já não criava mais tantas chances de liquidar a partida, permitindo até mesmo algumas tentativas de contra-ataque.
Mas o placar poderia ser maior, principalmente pela chance de Paulinho, aos 34, que arriscou de longe e acertou as duas traves de Richard. Ou então pelo milagre realizado por Richard, três minutos depois, salvando, em cima da linha, a conclusão de Ricardo Oliveira.
sequência com dois jogos fora
A sequência do Santos tem agora dois jogos longe de casa pelo Paulistão. Na terça-feira (15), às 19h30 (de Brasília), o compromisso é contra o XV de Piracicaba, no interior do estado, em partida antecipada da 11ª rodada. Já pela 10ª rodada, o Santos vai enfrentar o Rio Claro, no domingo (20), às 20h30.
Também no domingo, às 11 horas da manhã, o Água Santa vai enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto, no estádio Distrital do Inamar.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 0 ÁGUA SANTA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de março de 2016, sábado
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto e Patrick André Bardauil (ambos ALE)
Cartões amarelos: Thiago Maia (SAN); Rafael Santiago, Jonathan, Gustavo e André Rocha (AGU)
Cartão vermelho: André Rocha (AGU)
GOL:
SANTOS: Rafael Longuine, aos 30 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Zeca; Renato, Thiago Maia, Rafael Longuine (Ronaldo Mendes) e Serginho (Paulinho); Gabriel (Joel) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior
ÁGUA SANTA: Richard; Jonathan, Gustavo, Eli Sabiá e Bruno Ré; André Rocha, Sergio Manoel, Éder Loko (Augusto) e Francisco Alex (Guina); Everaldo e Rafael Santiago (Rafael Martins)
Técnico: Marcio Ribeiro